Meio milhão de euros escondidos num muro em Penafiel vão para o Estado

Meio milhão de euros escondidos num muro em Penafiel vão para o Estado
| Norte
Porto Canal

O Tribunal da Relação do Porto determinou que os mais de 436 mil euros descobertos entre as pedras de um antigo muro em Rio Moinhos, Penafiel, têm origem criminosa. A decisão, tal como o Jornal de Notícias avança esta terça-feira, contraria assim o emigrante que afirmava ser o proprietário do dinheiro.

A situação remonta a novembro de 2023, quando um emigrande reclamou pelo 436 mil euros achados num muro em Penafiel.  Mas o montante em causa, foi encontrado em quatro cofres em novembro de 2021.

A quantia acabou por justificar um litígio legal, uma vez que um emigrante de 46 anos afirmava tê-lo adquirido ao longo dos trabalhos na construção civil que fez na Alemanha e Suíça.

No entanto, e como noticia o Jornal de Noticias, o Tribunal da Relação considerou "irrealista" a explicação fornecida pelo emigrante, sustentando que o dinheiro só pode ter sido obtido ilegalmente.

Dinheiro para as mãos do Estado

Apesar de nunca ter sido condenado por qualquer crime, o emigrante não conseguiu convencer as autoridades judiciais sobre a origem lícita da fortuna. O Tribunal de Penafiel havia anteriormente arquivado o caso, mas recusou a devolução do dinheiro ao Estado. Contudo, após recurso do Ministério Público, o Tribunal da Relação decidiu a favor da reversão dos fundos para o Estado.

Os juízes destacaram a falta de consistência na explicação do emigrante, apontando para a impossibilidade prática de vigiar os cofres enquanto vivia na Suíça e para a falta de evidências sobre a proveniência legítima do dinheiro.

O tribunal considerou ainda como provas insuficientes as impressões digitais do emigrante que foram encontradas nos cofres.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.