Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto
| Norte
Porto Canal

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Autor de uma das personagens mais icónicas do panorama humorístico, foi no Norte e no FC Porto que Herman José se inspirou para a criação de “Esteves”, o conhecido comentador desportivo adepto do FC Porto.

Foi num evento de homenagem a José Maria Pedroto que Herman José se deixou encantar pela personalidade do eterno treinador dos dragões e onde viria a tomar a derradeira decisão: Esteves seria definitivamente portista e do Norte. “Eu já tinha criado a personagem do Esteves quando fizemos o convite a José Maria Pedroto para vir ao Tal Canal. Isto no ano de 1982. Ele apareceu com aquele chapéu aos quadrados, a falar de igual para igual comigo e a partir daí deu-se uma viragem na personagem do Esteves”, partilha o humorista.

Mas “Esteves” não foi a única criação de Herman José a “tocar” o norte de Portugal. Além da inesquecível caricatura, também o centralismo mereceu a atenção do humorista. Em 1997, numa alusão ao grande evento do passado século, a Expo 98, Herman faz surgir uma das rábulas recorrentes na série “Herman Enciclopédia”, a Expo 97, em que um grupo de “tripeiros” ferrenhos e furiosos com o facto da capital do país receber a Expo 98, prepara o evento de resposta para envergonhar os “mouros”.

Detentor de uma inteligência humorística de destaque, aquele que é considerado por muitos como o rei do humor português, tem sido parte integrante de vários eventos do FC Porto, de que é exemplo a gala dos Dragões de Ouro, onde o humorista já atuou várias vezes.

Por estes e por outros variadíssimos exemplos enriquecedores do humor em Portugal, Herman José recebeu a Medalha de Mérito Cultural, pelas mãos de António Costa, no passado dia 18 de março, no 70º aniversário e no ano em que assinala 50 anos de carreira.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.