Maior terminal da Península Ibérica ainda sem data de arranque

Maior terminal da Península Ibérica ainda sem data de arranque
CM Famalicão
| Norte
Porto Canal

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está atualmente à espera da resposta aos pedidos de esclarecimento enviados à Medway acerca do estudo sobre a contaminação do solo na área onde a empresa planeia estabelecer o terminal rodoferroviário, localizado na freguesia de Lousado, em Famalicão. A obtenção da licença é crucial para o avanço da obra, uma vez que a empresa prevê começar a construção no final do ano, durante o último trimestre.

Segundo o jornal de Notícias, o projeto do maior terminal da Península Ibérica foi divulgado em 2019, mas tem enfrentado alguns contratempos, o que tem impedido a sua concretização até ao momento.

Em janeiro, Carlos Vasconcelos, da Medway, anunciou publicamente que o estudo de impacto ambiental identificou "níveis extremamente elevados de arsénio em alguns pontos do terreno" onde está planeada a construção do terminal.

De acordo com o jornal, A APA aprovou o projeto, no entanto, quer esclarecer se as concentrações de arsénio são naturais ou resultantes de atividades humanas.

A mesma fonte avança que a empresa “poderá propor outros valores de referência aos estabelecidos no referido guia” (Guia Técnico – Valores de Referência para o Solo), onde se inclui nomeadamente valores de fundo natural desde que “devidamente fundamentados e aceites pela APA” que entretanto, solicitou elementos sobre o estudo, aguardando resposta para poder finalizar o processo, citado pelo jornal.

A empresa pretende iniciar as obras no "último trimestre deste ano", assim que obtiver as licenças ambientais e municipais necessárias.

O terminal está projetado para gerar 45 empregos e requer um investimento de 80 milhões de euros.

Desde sua apresentação inicial, o projeto já passou por alguns ajustes, incluindo a revisão do layout.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.