"Cheguei a ter o troféu na foto de fundo do telemóvel". João Mário sonha com título europeu

"Cheguei a ter o troféu na foto de fundo do telemóvel". João Mário sonha com título europeu
| Desporto
Porto Canal / Agências

A seleção portuguesa de futebol tem de continuar a encarar com máxima exigência os próximos cincos particulares de preparação para o Europeu de 2024, salientaram este domingo o médio Danilo Pereira e o lateral direito João Mário.

“Fizemos um jogo muito competente frente à Suécia. Muitas vezes, há uma tendência de facilitismo em jogos amigáveis, mas não vi isso. Vi uma equipa muito séria, que cumpriu com aquilo que o selecionador pediu, e é assim que temos de seguir até ao Campeonato da Europa”, frisou Danilo, em conferência de imprensa na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Portugal defronta a Eslovénia na terça-feira, às 19:45 (horas em Lisboa), em Ljubljana, no segundo ‘ensaio’ para a fase final do Euro2024, que arrancou na quinta-feira com um êxito sobre a Suécia, por 5-2, em Guimarães, no qual João Mário foi suplente utilizado a partir dos 82 minutos.

“Queremos manter o foco na vitória e a nossa identidade. Fomos muito sérios, apesar de ter sido um jogo amigável. Fizemos um bom jogo, mas acabámos por sofrer dois golos e isso é sinal de que ainda poderemos melhorar. Temos vindo a trabalhar isso no estágio e serve de exemplo para tentarmos não sofrer agora frente à Eslovénia”, reiterou o defesa.

A equipa das ‘quinas’ alcançou a 11.ª vitória em outras tantas partidas sob orientação do espanhol Roberto Martínez, cuja divisão da convocatória em três grupos foi “inovadora” para os futebolistas e possibilitou que Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo, Otávio, Rúben Neves, Vitinha, João Félix e Cristiano Ronaldo se apresentassem em estágio no sábado.

O médio do bicampeão francês Paris Saint-Germain enalteceu a intensidade incutida por Roberto Martínez nos diversos momentos do jogo para sustentar uma “equipa que ataca tanto” e diminuir possíveis “dissabores em contra-ataque ou através de perdas de bola”.

“Como a Eslovénia não é sonante a nível europeu, as pessoas têm a tendência de julgar dessa maneira [com facilitismo], mas não vejo nesse sentido. Eles têm uma boa seleção, muito compacta e com dois pontas de lanças que jogam bem, seja em profundidade ou com a bola no pé. Vamos jogar no terreno deles e sabemos que não vai fácil, mas estes jogos servem para treinar aquilo que serão os nossos oponentes no Europeu”, analisou.

Se Danilo tem 70 internacionalizações e participou nas últimas duas edições do principal torneio europeu de seleções, sagrando-se mesmo campeão em 2016, João Mário atingiu a terceira diante da Suécia e confia que estará na convocatória final, apesar de ter João Cancelo, Diogo Dalot ou Nélson Semedo entre os concorrentes à vaga de defesa direito.

“Todos os jogadores que estão aqui merecem muito, senão não eram chamados. É sinal de que estou entre os melhores. Já cheguei a ter o troféu [de campeão da Europa] como foto de fundo do telemóvel. Sonho muito, mas não chega. É preciso trabalhar”, apontou.

João Mário foi questionado sobre as críticas do treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, que tinha acusado o lateral ‘azul e branco’ de ter regressado “a dormir” do último estágio com Roberto Martínez, em novembro, durante o qual se estreara pela seleção principal.

“Não vou comentar muito, pois continuo a fazer o meu trabalho. Se calhar, ele quis dizer isso para continuarmos a um nível alto e para exigir cada vez mais de mim. É o que feito, porque, se tivesse baixado a partir daí, provavelmente não estaria cá outra vez”, reagiu.

Depois da visita à Eslovénia, que também está qualificada para o Euro2024, Portugal vai fechar a preparação em junho com receções a Finlândia, Croácia e República da Irlanda.

República Checa (18 de junho, em Leipzig), Turquia (dia 22, em Dortmund) e o vencedor do caminho C dos play-offs (Geórgia ou Grécia, dia 26, em Gelsenkirchen) defrontam os lusos no Grupo F da prova, que se realiza na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.

+ notícias: Desporto

FC Porto (Hóquei em Patins): Taça de Portugal já mora no Museu dos 'Dragões'

A 19.ª Taça de Portugal de hóquei em patins já mora no Museu FC Porto e Jorge Nuno Pinto da Costa esteve na galeria da história azul e branca para receber mais um troféu. Ladeado pelos obreiros da vitória do passado domingo, com a qual vibrou “imenso”, o presidente portista felicitou “um grupo fantástico”, lembrou Ilídio Pinto como “o grande impulsionador” da modalidade no clube, elogiou o filho Eurico “que colocou a secção no topo a vencer tudo”, prometeu continuar a acompanhar a equipa “quando deixar de ocupar” a presidência e deixou um apelo: “Continuem a ser vocês mesmos, a serem vitoriosos e uns grandes atletas do FC Porto”.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.