FC Porto: Cardeal Américo Aguiar encabeça lista de Pinto da Costa ao Conselho Superior

FC Porto: Cardeal Américo Aguiar encabeça lista de Pinto da Costa ao Conselho Superior
| Desporto
Porto Canal

Bispo de Setúbal já foi distinguido com o Dragão de Ouro e o Dragão de Honra

Jorge Nuno Pinto da Costa anunciou este domingo, durante uma conversa com portistas na Afurada, que D. Américo Aguiar, cardeal e bispo de Setúbal, encabeçará a candidatura do movimento “Todos pelo Porto” ao Conselho Superior do FC Porto. A decisão, revelou o presidente do clube, surgiu depois de o próprio se ter disponibilizado para se envolver no próximo ato eleitoral: “Vou continuar a renovar, não só na direção, como no Conselho Superior. Posso anunciar que, por vontade própria – e dizendo-me que estava não a pensar em mim, mas no bem do clube –, o cardeal Américo Aguiar se ofereceu e será o primeiro candidato na minha lista ao Conselho Superior”.

Américo Aguiar tem 50 anos, é natural de Leça do Balio, em Matosinhos, e sacerdote da Igreja Católica desde 2001. Ocupou diversas funções na diocese do Porto junto dos bispos D. Armindo Lopes Coelho, D. Manuel Clemente e D. António Francisco dos Santos e foi elevado a bispo auxiliar de Lisboa em 2019. Nessa condição, foi o líder e principal rosto da organização da Jornada Mundial da Juventude de 2023 e destacou-se ao ponto de ser nomeado cardeal pelo Papa Francisco. É bispo de Setúbal desde outubro do ano passado.

Foi a partir da ligação entre Jorge Nuno Pinto da Costa e o bispo D. António Francisco dos Santos que se desenvolveu uma relação de forte amizade entre o presidente do FC Porto e D. Américo Aguiar. Em 2019, o clérigo foi distinguido com o Dragão de Ouro de sócio do ano. Três anos mais tarde, o clube galardoou-o com o Dragão de Honra. Em agosto de 2023, D. Américo Aguiar foi uma das primeiras personalidades a expressar publicamente apoio a uma recandidatura de Pinto da Costa: “Estou convencido de que, enquanto o presidente quiser, enquanto o presidente tiver força e saúde que lhe permitam ser o líder desta família, desta instituição e deste clube, não poderemos deixar de o apoiar, e não poderemos deixar de dizer que é esse o caminho que devemos seguir”.

De acordo com os Estatutos do FC Porto, o Conselho Superior é um órgão consultivo que integra 20 associados sénior eleitos de acordo com o método de Hondt. As eleições para os órgãos sociais do FC Porto estão agendadas para 27 de abril no Estádio do Dragão.

+ notícias: Desporto

FC Porto: 20 vezes Porto. Crónica de jogo

Dragões bateram o Sporting (2-1) e conquistaram a 20.ª Taça de Portugal do palmarés.

André Villas-Boas: "É uma grande vitória para toda a massa associativa"

Em declarações ao Porto Canal no final da partida, o presidente do FC Porto destacou que ao longo da prova a equipa dos Dragões demonstrou toda a sua força, foi coerente e jogou bem, realçando ainda a importância desta vitória e da conquista do troféu na despedida ao Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa

Sérgio Conceição: "É um título importante. Somos sempre um clube competitivo e ganhador"

Em declarações ao Porto Canal no final da partida, Sérgio Conceição mostrou-se feliz com a conquista dos 'Dragões', frisando que "este é um título importante", depois de uma época que classificou de "difícil".