FC Porto: Cardeal Américo Aguiar encabeça lista de Pinto da Costa ao Conselho Superior
Porto Canal
Bispo de Setúbal já foi distinguido com o Dragão de Ouro e o Dragão de Honra
Jorge Nuno Pinto da Costa anunciou este domingo, durante uma conversa com portistas na Afurada, que D. Américo Aguiar, cardeal e bispo de Setúbal, encabeçará a candidatura do movimento “Todos pelo Porto” ao Conselho Superior do FC Porto. A decisão, revelou o presidente do clube, surgiu depois de o próprio se ter disponibilizado para se envolver no próximo ato eleitoral: “Vou continuar a renovar, não só na direção, como no Conselho Superior. Posso anunciar que, por vontade própria – e dizendo-me que estava não a pensar em mim, mas no bem do clube –, o cardeal Américo Aguiar se ofereceu e será o primeiro candidato na minha lista ao Conselho Superior”.
Américo Aguiar tem 50 anos, é natural de Leça do Balio, em Matosinhos, e sacerdote da Igreja Católica desde 2001. Ocupou diversas funções na diocese do Porto junto dos bispos D. Armindo Lopes Coelho, D. Manuel Clemente e D. António Francisco dos Santos e foi elevado a bispo auxiliar de Lisboa em 2019. Nessa condição, foi o líder e principal rosto da organização da Jornada Mundial da Juventude de 2023 e destacou-se ao ponto de ser nomeado cardeal pelo Papa Francisco. É bispo de Setúbal desde outubro do ano passado.
Foi a partir da ligação entre Jorge Nuno Pinto da Costa e o bispo D. António Francisco dos Santos que se desenvolveu uma relação de forte amizade entre o presidente do FC Porto e D. Américo Aguiar. Em 2019, o clérigo foi distinguido com o Dragão de Ouro de sócio do ano. Três anos mais tarde, o clube galardoou-o com o Dragão de Honra. Em agosto de 2023, D. Américo Aguiar foi uma das primeiras personalidades a expressar publicamente apoio a uma recandidatura de Pinto da Costa: “Estou convencido de que, enquanto o presidente quiser, enquanto o presidente tiver força e saúde que lhe permitam ser o líder desta família, desta instituição e deste clube, não poderemos deixar de o apoiar, e não poderemos deixar de dizer que é esse o caminho que devemos seguir”.
De acordo com os Estatutos do FC Porto, o Conselho Superior é um órgão consultivo que integra 20 associados sénior eleitos de acordo com o método de Hondt. As eleições para os órgãos sociais do FC Porto estão agendadas para 27 de abril no Estádio do Dragão.