ASAE apreende mais de sete toneladas de alimentos em Aveiro e Viseu

ASAE apreende mais de sete toneladas de alimentos em Aveiro e Viseu
| Norte
Porto Canal/Agências

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 7.370 quilogramas de géneros alimentícios em estabelecimentos situados nos distritos de Aveiro e Viseu, por incumprimento das condições de armazenagem.

Em comunicado enviado este sábado à agência Lusa, a ASAE explica que realizou uma operação de fiscalização em dois estabelecimentos grossistas de preparação e armazenagem de géneros alimentícios, nos distritos de Aveiro e Viseu.

Esta ação, no âmbito do combate a ilícitos contra a saúde pública, foi desenvolvida pela Brigada Especializada das Indústrias de Produtos de Origem Animal da Unidade Regional do Centro e teve como objetivo a verificação do cumprimento das condições de armazenagem e manipulação de géneros alimentícios.

Na sequência da operação, foram apreendidos 7.370 quilogramas de géneros alimentícios, designadamente iogurtes, queijos, produtos de charcutaria, produtos da pesca congelados, que carecem de temperatura controlada.

O valor total da apreensão foi de 61.500 euros.

A ASAE refere ainda que a atividade estava a ser exercida sem a respetiva autorização obrigatória de Número de Controlo Veterinário (NCV), “encontrando-se ainda diversos géneros alimentícios sem apresentarem a respetiva rotulagem obrigatória e sem terem aposição da marca de identificação do último estabelecimento que os manipulou”.

Os inspetores instauraram também dois processos de contraordenação, “tendo ainda sido determinada a suspensão de atividade do estabelecimento situado no distrito de Aveiro por não possuir o NCV legalmente exigido para atividade”.

+ notícias: Norte

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

Detido homem que esfaqueou a irmã de nove anos

Uma menina de nove anos foi esfaqueada esta sexta-feira à tarde em Novelas, Penafiel, e acabou por ser transportada para o Hospital de São João. Tal como o Porto Canal avançou, o suspeito é o irmão da criança, que já terá sido detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

Braga prepara-se para 72 horas "romanas" com 300 mil visitantes

A edição 2024 da Braga Romana, que vai decorrer de 22 a 26 de maio, contará com 72 horas de programação e perto de 200 atuações em seis palcos, contando atrair 300 mil visitantes, foi hoje anunciado.