Costa vai a Bruxelas na próxima semana reunir com dirigentes da UE e da NATO

Costa vai a Bruxelas na próxima semana reunir com dirigentes da UE e da NATO
| Política
Porto Canal / Agências

O primeiro-ministro participa na próxima semana na reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, e na véspera vai transmitir uma "mensagem de agradecimento" a vários dirigentes da União Europeia com quem trabalhou e reunir-se com o secretário-geral da NATO.

De acordo com uma nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa viaja até Bruxelas na próxima semana para uma reunião do Conselho Europeu que decorre nos dias 21 e 22 de março.

“Na véspera, vai reunir-se com alguns dos principais protagonistas europeus com quem mais trabalhou nos últimos anos. Será transmitida uma mensagem de agradecimento pelo trabalho construído, em boa articulação, ao longo dos últimos oito anos”, lê-se na nota.

O chefe do executivo vai encontrar-se com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

Terá também reuniões com a Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, com o Comissário Europeu para Assuntos Económicos e Monetários, Paolo Gentilloni, com o Comissário Europeu para o Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, e com o Comissário Europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton.

Segundo a nota, António Costa terá ainda uma reunião com a Comissária portuguesa Elisa Ferreira, responsável pela Coesão e Reformas.

Nesta deslocação a Bruxelas, e antes do Conselho Europeu, o primeiro-ministro vai encontrar-se ainda com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

Estão também previstos “vários outros encontros”, nomeadamente com membros do Parlamento Europeu portugueses e com a Reitora do Colégio da Europa, Federica Mogherini.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.