Braga vai cobrar taxa turística durante todo o ano

Braga vai cobrar taxa turística durante todo o ano
CM Braga
| Norte
Porto Canal / Agências

A taxa turística em Braga, que em 2023 rendeu cerca de meio milhão de euros, vai ser aplicada durante todo o ano e não apenas na chamada época alta, segundo proposta esta sexta-feira aprovada em reunião do executivo.

O presidente da Câmara, Ricardo Rio, disse que o regulamento em vigor contempla “isenções muito alargadas”, sendo a taxa aplicada na época alta, ao contrário do que já acontece em outros municípios.

“A lógica de época alta tem vindo a diluir-se”, referiu o autarca.

Esta sexta-feira, o executivo aprovou o início do procedimento para alteração do Código Regulamentar do Município de Braga, visando, designadamente, uma mexida na taxa municipal turística.

A Câmara de Braga começou em março de 2020 a cobrar a taxa municipal turística, no valor de 1,5 euros por dormida.

Aquela taxa é paga por pessoa por cada dormida nos empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local, até um máximo de quatro noites seguidas.

A partir da quinta noite, já não há lugar ao pagamento da taxa.

A taxa incide sobre hóspedes com idade superior a 16 anos, sendo atualmente aplicada entre março e outubro.

Ficam isentos de pagamento os hóspedes cuja estadia seja motivada por tratamento médico, uma isenção que se estende a um acompanhante, desde que seja apresentado documento comprovativo de marcação/prestação de serviços médicos ou documento equivalente.

Também não pagam a taxa hóspedes com incapacidade igual ou superior a 60%, desde que apresentem documento comprovativo da condição, e hóspedes que se encontrem alojados decorrente de declaração de emergência social ou Proteção Civil.

A verba arrecadada destina-se a investimento em promoção turística, animação turística e limpeza e conservação dos espaços públicos.

+ notícias: Norte

Habitação para os jovens? Eis as medidas do Governo

As medidas de habitação para os jovens vão ser aprovadas num Conselho de Ministros extraordinário dedicado ao tema, disse esta sexta-feira o ministro da Habitação, sublinhando que esta área não pode ser o "parente pobre" do Estado social.

Segurança reforçada aos fins de semana no Jardim do Morro em Gaia

As autoridades aumentaram a vigilância no Jardim do Morro, perto da Ponte Luís I, em Gaia, principalmente aos fins de semana. A Polícia Municipal, os bombeiros e a PSP vão estar mais presentes no local para garantir a segurança dos visitantes.

Detido homem que esfaqueou a irmã de nove anos

Uma menina de nove anos foi esfaqueada esta sexta-feira à tarde em Novelas, Penafiel, e acabou por ser transportada para o Hospital de São João. Tal como o Porto Canal avançou, o suspeito é o irmão da criança, que já terá sido detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR).