Câmara de Aveiro cria nova empresa municipal para o parque de feiras e extingue AveiroExpo

Câmara de Aveiro cria nova empresa municipal para o parque de feiras e extingue AveiroExpo
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Aveiro vai constituir uma nova empresa municipal para gerir o Parque de Feiras e Exposições e extinguir a atual AveiroExpo, de acordo com uma decisão aprovada na quinta-feira.

O capital social da nova empresa, de 150 mil euros, é realizado em 90% pela Câmara de Aveiro e os restantes 10% pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

Na empresa atual que vai ser extinta era a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) a parceira da Câmara Municipal de Aveiro no capital social.

A AveiroExpo acumulou prejuízos nos anos de 2012 e 2013, impondo-se legalmente a sua dissolução, por imperativo legal, que agora vai ser cumprido.

Segundo nota de imprensa da autarquia, consultado o Tribunal de Contas, foi tomada a opção da transição direta da gestão do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro da AveiroExpo M.E. para uma nova empresa.

“O executivo municipal deliberou aprovar a constituição da empresa local Aveiro ParqueExpo, Empresa Municipal, Sociedade Anónima”, incluindo os respetivos estatutos e demais documentação”, informa a mesma fonte.

A justificação para a criação de uma nova empresa municipal, em vez de internalizar os serviços como a câmara fez com outras empresas municipais que extinguiu, está na sua viabilidade.

Comprova-a os relatórios de contas dos últimos anos da AveiroExpo, com exceção dos anos de 2020 e 2021, por força do impacto da pandemia de covid-19, alega o executivo liderado por Ribau Esteves.

A decisão é ainda fundamentada num estudo técnico que “avalizou a viabilidade económico-financeira e a racionalidade económica, tendo identificado ganhos de qualidade, através de uma entidade empresarial”.

Quanto à nova empresa, a Câmara de Aveiro vai apostar também na realização de eventos culturais no "Parque de Feiras e Exposições de Aveiro".

+ notícias: Norte

Homem baleado em Leça do Balio

Um motociclista terá sido baleado, na Rua de Recarei, em Leça do Balio, Matosinhos, este sábado à tarde, apurou o Correio da Manhã (CM).

Colisão entre motociclo e carro condiciona trânsito na Via Norte

Uma colisão entre um motociclo e um carro provocou um ferido grave na Estrada Nacional 14 (EN14), perto da fábrica da Super Bock, este sábado à noite.

Balas & Bolinhos recrutam figurantes em Vila do Conde

A produção do quarto filme da saga “Balas & Bolinhos” está à procura de figurantes de todas as idades, interessados em participar nas filmagens em Vila do Conde, durante os meses de maio e junho.