As reações dos partidos à greve dos jornalistas

As reações dos partidos à greve dos jornalistas
Porto Canal
| País
Porto Canal

O Sindicato dos Jornalistas convocou para esta quinta-feira uma greve geral, entre as 00h00 e as 24h00 de 14 de março.

A “insegurança no emprego”, os “salários baixos praticados no setor” e a “precariedade” são alguns dos motivos que o sindicato invoca para a paralisação.

Ao início da tarde desta quinta-feira, alguns partidos políticos e respetivos líderes começaram a reagir à greve.

O presidente dos sociais-democratas partilhou uma mensagem de apoio, numa publicação na rede social X, antigo Twitter.

“Hoje, a notícia é a ausência de notícias. O Jornalismo é vital para a democracia: só há jornais, televisões e rádios fortes, livres e independentes com jornalistas fortes, livres e independentes”, escreveu Luís Montenegro.

Também o Secretário-Geral dos socialistas deixou um comentário solidário. Pedro Nuno Santos enalteceu a importância do jornalismo “para a democracia”, acrescentado que “só há jornais, televisões e rádios fortes, livres e independentes com jornalistas fortes, livres e independentes”.

Ainda na rede social X, o Bloco de Esquerda mostrou-se solidário com a causa dos jornalistas.

“A precariedade, os baixos salários e o excesso de horas de trabalho são indignos para quem trabalha e colocam em causa a qualidade e a liberdade do jornalismo e o direito à informação”, pode ler-se na partilha.

Na mesma publicação também é possível ler a opinião da líder do partido, Mariana Mortágua, onde sublinha que “defender o jornalismo livre é causa de quem defende a democracia. E a luta dos jornalistas prova que a sua causa é a democracia”.

+ notícias: País

Até já, calor! Temperaturas arrefecem e chuva está de regresso

A presente semana tem brindado os portuenses com um calor digno de verão, com a temperatura máxima a atingir, esta quinta-feira, os 28º Celsius. Mas, este é “sol de pouca dura”, com o tempo a mudar drasticamente já a partir deste sábado.

Euromilhões. Eis a chave que vale 42 milhões de euros

Já são conhecidos os números e estrela do sorteio 038/2024 do Euromilhões, cujo jackpot está estimado em 42 milhões de euros.

"Sortudo" português acertou em quatro números e duas estrelas do Euromilhões

Um boletim com os números e estrelas do quarto prémio do Euromilhões foi registado em Portugal. A informação foi avançada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o prémio, que saiu também a mais 17 apostadores estrangeiros, tem o valor de 2.596,40 euros.