Câmara de Matosinhos planta 254 árvores após campanha de recolha de rolhas de cortiça

Câmara de Matosinhos planta 254 árvores após campanha de recolha de rolhas de cortiça
CM Matosinhos
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, vai plantar 254 árvores autóctones após a recolha de mais de 12 mil rolhas de cortiça em restaurantes aderentes ao projeto “Rolha a Rolha, Semeie a Recolha”, foi esta quarta-feira anunciado.

Na sua página oficial, a autarquia explica que Matosinhos é um dos cinco municípios aderentes ao “Rolha a Rolha, Semeie a Recolha”, um projeto desenvolvido desde 2021 em parceria com a Lipor e a Quercus para incentivar a reciclagem da cortiça.

As rolhas recolhidas porta-a-porta em restaurantes, hotéis, cafés e padarias são transformadas e reintegradas em revestimentos, isolamentos, caiaques de alta competição, raquetes de badminton, bolas de ténis e de críquete, componentes de automóveis e aviões e peças de design e de moda, revela.

Por cada 50 rolhas recolhidas é plantada uma árvore autóctone, sendo que as primeiras foram simbolicamente plantadas na zona envolvente ao monumento do Senhor do Padrão, nas proximidades de uma das principais artérias do setor da restauração do concelho de Matosinhos.

+ notícias: Norte

"Supercarro" de 17 milhões de euros "made in" Matosinhos lançado esta terça-feira

O Adamastor Furia, novo 'supercarro' português fruto de 17 milhões de euros de investimento e com produção estimada em 60 veículos de estrada, será apresentado esta terça-feira e produzido em Matosinhos.

Iberdrola condenada a pagar 34 milhões de euros em litígio na construção da barragem do Alto do Tâmega

A Iberdrola foi condenada a ressarcir em 34 milhões de euros o consórcio Mota-Engil/Acciona/Edivisa, no litígio na construção da barragem do Alto Tâmega, tendo este agrupamento de empresas sido absolvido de pagar os valores reclamados pela elétrica espanhola.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.