FC Porto: Tempestade azul assolou Portimão. Crónica de jogo

FC Porto: Tempestade azul assolou Portimão. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

Os relâmpagos de criatividade e a chuva de oportunidades criadas que se viram nos Açores e no clássico do Dragão voltaram a ser notados em Portimão, onde o FC Porto venceu o Portimonense por 3-0 na 25.ª jornada da Liga. Dominadores do primeiro ao último segundo, os azuis e brancos triunfaram com os golos de Nico González (7m), de Galeno (59m) e de Pepê (78m) e somam agora 55 pontos, menos três do que o Benfica e menos quatro do que o Sporting, que irão a jogo no domingo.

Contra um Portimonense que vinha de cinco jogos sem vencer, os Dragões, motivados pela vitória esmagadora no clássico, entraram com os olhos na baliza de Nakamura e, logo aos sete minutos, colocaram-se na frente do marcador.

Na resposta a um contra-ataque perigoso do adversário, Pepe colocou uma bola com excesso de profundidade à direita, mas a pressão de João Mário e de Francisco Conceição obrigaram a defesa alvinegra a atrasar para dentro da área, onde Evanilson apareceu a intercetar e a deixar para Galeno, que com um pequeno toque permitiu a Nico rematar com êxito de pé esquerdo e estrear-se a marcar de azul e branco.

Logo de seguida (9m), Galeno recuperou numa zona adiantada à esquerda e desmarcou Pepê, que na cara do guardião japonês dos algarvios tentou picar a bola, mas esta embateu na trave e foi para fora de campo, para lamento do brasileiro.

Aos 26 minutos, Nico González quase bisou. A partir de um livre estudado à esquerda, em que Alan Varela deu curto para Pepê e a bola circulou para o corredor direito, Francisco Conceição foi mais forte que o oponente direto no um contra um, fugiu para a linha final e cruzou atrasado para o coração da área, onde o médio espanhol rematou forte de pé direito, mas viu o pontapé travado por uma grande estirada de Nakamura.

Lançados para diante e com o foco em aumentar a distância no marcador perante um domínio claro em que passaram dos 70% de posse de bola, os portistas acercaram-se em várias ocasiões da baliza adversária, mas pormenores falhados na definição das jogadas impediram-nos de sair com mais do que a margem mínima no placar (1-0).

Dominadores desde o primeiro segundo, os da Invicta colocaram-se constantemente no último terço do terreno e, aos 59 minutos, dilataram mesmo a vantagem (2-0). Depois de um cruzamento demasiado largo de João Mário, Wendell captou a bola à esquerda e deixou para Galeno. O 13, junto ao vértice da área adversária, puxou para dentro e colocou a bola rasteira junto ao poste mais distante e festejou o sexto golo no campeonato.

Aos 67, com todas as condições para bisar, não conseguiu ter o mesmo sucesso. Após uma saída de bola magnífica ao primeiro toque, Evanilson recebeu com espaço no círculo central e desmarcou o extremo, que na cara de Nakamura não conseguiu acertar na baliza. Dois minutos mais tarde, Evanilson respondeu a um cruzamento de Wendell com um cabeceamento a rasar o poste da baliza do Portimonense, mas estava em posição irregular.

Francisco Conceição foi o protagonista aos 75 minutos ao enviar a bola a centímetros do poste dos de Portimão e Pepê o homem que assinou o 3-0 aos 79. O brasileiro desmarcou Jorge Sánchez à direita, que devolveu ao 11 num cruzamento para a marca de grande penalidade que o brasileiro finalizou com toda a tranquilidade. Abraçado pelos colegas, festejou o segundo golo em dois jogos consecutivos (3-0).

Não só no campo há momentos de grande brilhantismo a evidenciar, já que nas bancadas, a mais de 500 quilómetros de casa e debaixo de uma chuva que caiu copiosamente durante praticamente todo o jogo, algumas centenas de adeptos azuis e brancos apoiaram de forma vibrante a equipa do primeiro ao último minuto.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecido o árbitro para a receção ao Estoril

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou David Silva para arbitrar o jogo entre FC Porto e Estoril, agendado para o próximo domingo (20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à décima ronda do campeonato.

FC Porto carimba passaporte para a Final Four da Taça da Liga

O FC Porto garantiu a passagem à Final Four da Taça da Liga após vencer o Moreirense por 2-0.

FC Porto: Em Aveiro como em casa. Crónica de jogo

A cumprir um jogo de interdição do Estádio do Dragão, o FC Porto recebeu o Moreirense em Aveiro e repetiu os resultados registados em casa nas competições nacionais. A vitória por 2-0 carimbou a passagem à final four da Taça da Liga, que vai decorrer no Municipal de Leiria de 7 a 11 de janeiro de 2025. O Sporting, que derrotou o Nacional, é o adversário nas meias-finais.