Nem todos os alimentos devem ser guardados no frigorífico, alerta nutricionista

Nem todos os alimentos devem ser guardados no frigorífico, alerta nutricionista
DR
| País
Porto Canal

Para milhares de portugueses, colocar os alimentos no frigorífico ao chegar do supermercado é uma prática comum e sinónimo de uma medida que vai garantir a segurança dos bens perecíveis. Mas esta não é a melhor opção para alguns desses alimentos, que quando expostos a baixas temperaturas podem perder propriedades ou até mesmo estragarem-se. Quem o diz é a nutricionista Helga Mendonça, em declarações ao 'Lifestyle ao Minuto', que revela que aqueles que causam mais dúvidas são os ovos e a comida acabada de fazer.

"De acordo com as recomendações das autoridades de saúde, os ovos devem sim ser guardados no frigorífico. Depois de os comprarmos, aguentam cerca de duas horas com as propriedades nutricionais intactas fora do frio. No entanto, não devem ser guardados na porta do frigorífico, mas sim na prateleira superior, para evitar flutuações de temperatura", contou a profissional de saúde.

Questionada quanto ao facto de no supermercado não serem guardados no frio, Helga Mendona responde que "os supermercados seguem regras apertadas da ASAE, sobretudo no que diz respeito a flutuações de temperatura, pelo que, nesse aspeto, a sua conservação está num ambiente mais controlado".

No que toca às sobras de refeições, a nutricionista alerta que "não devemos guardar a comida quente. É preciso deixar arrefecer à temperatura ambiente durante duas horas e depois guardar num recipiente hermético no frigorífico, na sua zona mais fria para evitar o crescimento de microorganismos". As recomendaçõeos da DGS ditam que no geral "os alimentos podem ser conservados no frigorífico até três a quatro dias".

A profissional de saúde faz também menção a alimentos que perdem propriedades se forem guardados no frigorífico, por perderem sabor ou não amadurecerem, o que leva à alteração da textura, bem como dos nutrientes.

E depois de os legumes serem abertos ou descascados? A nutricionista realça que devem ser colocados em água e num recipiente hermético, devendo ficar posteriormente no frigorífico até ao máximo de dois dias.

De acordo com a nutricionista ouvida pela 'Lifestyle ao Minuto', estes são os alimentos que não devem ir ao frigorífico:

- Banana;
- Maçã;
- Alho;
- Cebola;
- Batata.

 

+ notícias: País

ASAE apreende 450 litros de azeite falsificado comercializado nas redes sociais

Quatrocentos e cinquenta litros de azeite falsificado, que era comercializado através das redes sociais, foi apreendido na segunda-feira, perto da cidade de Lisboa, informou esta terça-feira a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Localização do novo aeroporto poderá ser revelada esta terça-feira

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, faz esta terça-feira uma declaração ao país às 20h00, na residência oficial em São Bento, após o Conselho de Ministros, disse à Lusa fonte do gabinete do chefe do Governo.

PJ desmantela estrutura que criava milhares de burlas informáticas “olá pai, olá mãe”

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta terça-feira que desmantelou uma estrutura que criava milhares de burlas informáticas “olá pai, olá mãe” e que deteve um homem suspeito dos crimes de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais.