Administração do porto de Aveiro requalifica área do Forte da Barra

Administração do porto de Aveiro requalifica área do Forte da Barra
| Norte
Porto Canal/Agências

A Administração do Porto de Aveiro anunciou esta terça-feira o arranque dos projetos de requalificação e valorização da área do Forte da Barra.

A requalificação de valorização da área do Forte da Barra compreende a elaboração de vários projetos, com um valor de adjudicação próximo dos 50 mil euros.

De acordo com uma nota de imprensa da administração portuária, será requalificado o denominado edifício JARBA, com a construção nos espaços contíguos de um auditório e salas de reuniões, bem como zona de exposições.

No âmbito da requalificação, acrescenta, será construído um edifício social, com ginásio, para o Clube do Porto de Aveiro, e um edifício operacional, o Trem Naval, que terá acoplado uma estrutura flutuante, com cerca de 60 metros, para acostagem de embarcações do Departamento de Pilotagem do Porto de Aveiro.

No arranjo urbanístico e paisagístico do jardim do Forte da Barra será construída uma via ciclável e parques para bicicletas e relocalizadas as paragens de autocarro.

A intervenção chegará também à sede, que será ampliada, e ao arquivo central do Porto de Aveiro, instalado no Porto de Pesca Costeira.

Relativamente ao “Projeto de Ampliação do Edifício Sede e Melhoria do Arquivo Central do Porto de Aveiro”, refere, o objetivo é requalificar o “Edifício 8” para acomodar mais áreas de escritórios para os serviços.

Está também prevista a instalação de um núcleo museológico, entre outras áreas de apoio, enquanto a intervenção no Arquivo Central visa “melhorar a rentabilização do espaço do arquivo e a operacionalidade”.

O prazo de execução do “Projeto de Requalificação do Forte da Barra” é de 100 dias, enquanto é de 60 dias para o “Projeto de Ampliação do Edifício Sede e de Melhoria do Arquivo Central do Porto de Aveiro”.

O anúncio do arranque dos projetos surge na sequência de uma reunião realizada na segunda-feira entre a Administração do Porto de Aveiro, a Câmara de Ílhavo e a equipa projetista que venceu o concurso público.

+ notícias: Norte

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.

PS de Gaia propõe repor apoio ao passe dos idosos e transmissão das reuniões de câmara

Os vereadores do PS em Gaia vão propor, numa reunião extraordinária a seu pedido, a reposição do apoio aos passes dos idosos e a transmissão 'online' das reuniões do executivo, segundo requerimentos a que a Lusa teve acesso.

Presidente da ULS Santo António no Porto julgado no Tribunal de Contas em abril

O presidente da Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, e membros do conselho de administração vão ser julgados no Tribunal de Contas em abril por alegadas irregularidades na contratação de serviços, segundo página oficial do tribunal.