Funcionários de centro infantil em Gaia em greve

Funcionários de centro infantil em Gaia em greve
| Norte
Porto Canal/Agências

Os funcionários do Centro Infantil de Crestuma, instituição de Vila Nova de Gaia que é gerida pela Cruz Vermelha, estão esta terça-feira em greve para exigir um contrato coletivo de trabalho que permita aumentos salariais e progressão na carreira.

“São trabalhadoras que recebem o salário mínimo e reivindicam um contrato coletivo de trabalho para passarem a ter uma carreira com progressão, direito ao pagamento de diuturnidades, redução da carga horária semanal, entre outros aspetos”, descreveu à Lusa Luís Figueiredo, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), estrutura que representa parte dos trabalhadores.

O dirigente sindical indicou que a adesão à greve – a segunda no espaço de menos de quatro meses – é de 100% e que por esse motivo a instituição teve mesmo de fechar.

O Centro Infantil de Crestuma é gerido pela Cruz Vermelha Portuguesa, sendo frequentado por cerca de 150 crianças, dos 4 meses aos 12 anos.

Outra das reivindicações das funcionárias, desde educadoras de infância, assistentes de ação educativa a assistentes de serviços gerais, que esta terça-feira se concentraram à porta do centro, é fazer apenas as funções para as quais estão contratadas.

“É que [as funcionarias] acabam por fazer outras para as quais não estão contratadas, como limpeza geral por exemplo. A direção devia contratar pessoas para essas funções”, defendeu Luís Figueiredo.

A agência Lusa contactou a Cruz Vermelha que, em resposta escrita, garantiu estar “comprometida com a melhoria das condições de trabalho dos seus colaboradores” e apontou que tem estado na mesa de negociações “ativamente empenhada no processo negocial de um acordo de empresa”, que, a concretizar-se, será “o primeiro alguma vez a ser implementado” na instituição.

“Com o objetivo de concluir este processo negocial, a CVP está uma vez mais esta terça-feira, 05 de março, presente à mesa das negociações, que se realizam com mediação da DGERT [Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho] e que tem o objetivo maior de contribuir para o bem-estar de todos os seus trabalhadores, garantindo que tenham condições laborais equitativas”, lê-se na resposta.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.