José Marinho condenado em tribunal por ofensas ao FC Porto

José Marinho condenado em tribunal por ofensas ao FC Porto
| Desporto
Porto Canal

José Marinho, funcionário do Benfica e comentador da BTV, foi esta segunda-feira condenado em tribunal por ofensas ao FC Porto. Em causa, declarações preferidas em programas da televisão do clube da Luz em que o antigo jornalista afirmou que “o FC Porto é uma fachada para o crime organizado.” Marinho terá ainda de indemnizar os Dragões.

“Eu todas as manhãs — isto é religioso, não falha —, todas as manhãs como um croissant. No pequeno almoço é um croissant, não pode falhar. As outras coisas podem falhar, o croissant é que não pode falhar.” Foi com esta invulgar abordagem que José Marinho começou a sua intervenção num programa da BTV a 9 de novembro de 2018. A analogia viria logo a seguir: “E a verdade é esta: é que eu estou para os croissants como o Porto está para os crimes. Eu como... Quando eu como os croissants, o Porto comete crimes, são uns atrás dos outros.” A afirmação, considerada grave e lesiva do bom nome do FC Porto, acabaria por levar o antigo jornalista à barra do tribunal.

No programa televisivo Chama Imensa, o agora condenado chegou a dizer ainda que “o Futebol Clube do Porto, clube, desde há 30 anos é uma fachada para o crime organizado, é uma fachada atrás da qual se esconde a maior associação criminosa de que há memória no desporto nacional.”

Chamado a provar a tese, Marinho revelou-se incapaz e foi por isso condenado em tribunal pela prática de dois crimes de ofensa a organismo, serviço ou pessoa coletiva.

O antigo jornalista terá ainda de indemnizar o FC Porto e a FC Porto, SAD a título de danos não patrimoniais, além de multa imposta pela decisão do juiz.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.

António Tavares: “Quem ganhou foram os sócios do FC Porto”

Os associados do FC Porto “estiveram presentes em força e quiseram manifestar a sua preocupação e a sua confiança na liderança do clube” numa “Assembleia muito participada” que se iniciou às 11 da manhã e terminou às 18 horas deste sábado. No rescaldo da reunião magna “muito viva e muito participada” com dois pontos na Ordem de Trabalhos - aprovados por 80,5% e 79,17% dos 1.042 sócios que exerceram o direito de voto -, António Tavares falou de um “resultado extremamente estimulante”.