José Marinho condenado em tribunal por ofensas ao FC Porto

José Marinho condenado em tribunal por ofensas ao FC Porto
| Desporto
Porto Canal

José Marinho, funcionário do Benfica e comentador da BTV, foi esta segunda-feira condenado em tribunal por ofensas ao FC Porto. Em causa, declarações preferidas em programas da televisão do clube da Luz em que o antigo jornalista afirmou que “o FC Porto é uma fachada para o crime organizado.” Marinho terá ainda de indemnizar os Dragões.

“Eu todas as manhãs — isto é religioso, não falha —, todas as manhãs como um croissant. No pequeno almoço é um croissant, não pode falhar. As outras coisas podem falhar, o croissant é que não pode falhar.” Foi com esta invulgar abordagem que José Marinho começou a sua intervenção num programa da BTV a 9 de novembro de 2018. A analogia viria logo a seguir: “E a verdade é esta: é que eu estou para os croissants como o Porto está para os crimes. Eu como... Quando eu como os croissants, o Porto comete crimes, são uns atrás dos outros.” A afirmação, considerada grave e lesiva do bom nome do FC Porto, acabaria por levar o antigo jornalista à barra do tribunal.

No programa televisivo Chama Imensa, o agora condenado chegou a dizer ainda que “o Futebol Clube do Porto, clube, desde há 30 anos é uma fachada para o crime organizado, é uma fachada atrás da qual se esconde a maior associação criminosa de que há memória no desporto nacional.”

Chamado a provar a tese, Marinho revelou-se incapaz e foi por isso condenado em tribunal pela prática de dois crimes de ofensa a organismo, serviço ou pessoa coletiva.

O antigo jornalista terá ainda de indemnizar o FC Porto e a FC Porto, SAD a título de danos não patrimoniais, além de multa imposta pela decisão do juiz.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Lutaremos juntos por este clube"

A tomada de posse dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2024-2028 oficializou André Villas-Boas enquanto 32.º presidente do FC Porto. No discurso de encerramento da cerimónia de investidura, que teve lugar na “mesma sala” em que havia sido apresentado como treinador aos 32 anos, o novo líder máximo descreveu um momento de “orgulho”, “emoção e reconhecimento” por encabeçar a Direção de “uma instituição fundamental para o crescimento cultural e social da cidade, da região e do país, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes”.

FC Porto: Bilhetes para a final da Taça de Portugal disponíveis esta quarta-feira

FC Porto enfrenta o Sporting a 26 de maio no Estádio do Jamor.

Surpresa em Paris. Dortmund garante final da Champions 11 anos depois

O Borussia Dortmund bateu esta terça-feira o Paris Saint-Germain, na casa dos franceses, por 1-0 na segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões e carimbou o lugar na final de 1 junho no Estádio Wembley, em Londres.