José Marinho condenado em tribunal por ofensas ao FC Porto

José Marinho condenado em tribunal por ofensas ao FC Porto
| Desporto
Porto Canal

José Marinho, funcionário do Benfica e comentador da BTV, foi esta segunda-feira condenado em tribunal por ofensas ao FC Porto. Em causa, declarações preferidas em programas da televisão do clube da Luz em que o antigo jornalista afirmou que “o FC Porto é uma fachada para o crime organizado.” Marinho terá ainda de indemnizar os Dragões.

“Eu todas as manhãs — isto é religioso, não falha —, todas as manhãs como um croissant. No pequeno almoço é um croissant, não pode falhar. As outras coisas podem falhar, o croissant é que não pode falhar.” Foi com esta invulgar abordagem que José Marinho começou a sua intervenção num programa da BTV a 9 de novembro de 2018. A analogia viria logo a seguir: “E a verdade é esta: é que eu estou para os croissants como o Porto está para os crimes. Eu como... Quando eu como os croissants, o Porto comete crimes, são uns atrás dos outros.” A afirmação, considerada grave e lesiva do bom nome do FC Porto, acabaria por levar o antigo jornalista à barra do tribunal.

No programa televisivo Chama Imensa, o agora condenado chegou a dizer ainda que “o Futebol Clube do Porto, clube, desde há 30 anos é uma fachada para o crime organizado, é uma fachada atrás da qual se esconde a maior associação criminosa de que há memória no desporto nacional.”

Chamado a provar a tese, Marinho revelou-se incapaz e foi por isso condenado em tribunal pela prática de dois crimes de ofensa a organismo, serviço ou pessoa coletiva.

O antigo jornalista terá ainda de indemnizar o FC Porto e a FC Porto, SAD a título de danos não patrimoniais, além de multa imposta pela decisão do juiz.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Borja Sainz marcou o Golo do Mês

Depois de Diogo Costa, Jan Bednarek e Francesco Farioli, também Borja Sainz foi distinguido pela Liga Portugal com um prémio mensal: o fantástico remate em arco do avançado espanhol em Alverca, onde o FC Porto venceu por 3-0 no passado dia 22, acaba de ser eleito como o Golo do Mês em dezembro.

FC Porto: Do Olival vê-se Guimarães

O plantel principal do FC Porto regressou nesta sexta-feira ao trabalho no CTFD Jorge Costa, onde deu início à preparação para o jogo com o Vitória SC (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio D. Afonso Henriques, relativo à 18.ª jornada do campeonato. André Miranda e Mateus Mide integraram o grupo às ordens de Francesco Farioli.

FC Porto (Andebol): Portugal estreia-se a vencer no Euro de andebol

A seleção portuguesa de andebol estreou-se no Campeonato da Europa com uma vitória frente à Roménia. Os “Heróis do Mar”, que ao intervalo já seguiam na frente do marcador (23-15), triunfaram por 40-34 na primeira jornada do Grupo B.