14 anos depois, Otamendi volta a ver Benfica goleado no Dragão
Porto Canal
O FC Porto recebeu e bateu na noite deste domingo o Benfica (5-0), em jogo da 24.ª jornada da Liga Portuguesa. Galeno (20’ e 44’), Wendell (55’), Pepê (75’) e Danny Namaso (90’) assinaram os golos dos azuis e brancos. Há 14 anos, os portistas goleavam o Benfica e um jogador esteve presente nas duas noites memoráveis, embora em lados distintos: Nicolás Otamendi.
Otamendi é um nome gravado na história recente das goleadas do FC Porto ao Benfica. Como recorda a edição desta segunda-feira da newsletter Dragões Diário, o argentino é o único jogador que “participou nestes dois últimos encontros” e, “curiosamente também é o elemento comum às duas vezes em que o FC Porto foi campeão na Luz.”
O central, internacional albiceleste e também capitão do Benfica, vestia de azul e branco em 2010, quando Falcao, Hulk e Varela marcavam o primeiro 5-0 ao clube de Lisboa neste século. O segundo acabaria por chegar 14 anos depois, este domingo. A exibição de gala dos Dragões impôs ao clube da Luz uma derrota expressiva. Desta vez, Otamendi esteve do lado dos derrotados.
Esta goleada foi o terceiro 5-0 que o FC Porto infligiu ao Benfica nas últimas décadas. Em 1996, o palco foi o antigo Estádio da Luz. 14 anos depois o triunfo registou-se no Estádio do Dragão. De novo 14 anos mais tarde, o cenário repete-se.
Há outros elementos comuns entre os clássicos. Sérgio Conceição participou no de 1996 como jogador e no de ontem como treinador. Jorge Nuno Pinto da Costa presidia ao FC Porto nas três ocasiões.
