Casos de burla “Olá pai, olá mãe” aumentaram cerca de 50% em Aveiro

Casos de burla “Olá pai, olá mãe” aumentaram cerca de 50% em Aveiro
| Norte
Porto Canal / Agências

A PSP de Aveiro registou um aumento de cerca de 50% dos casos de burla “Olá pai, olá mãe” em 2023, comparativamente com o ano anterior, o que levou a um ligeiro aumento da criminalidade geral, foi esta sexta-feira anunciado.

Os dados foram avançados pelo comandante distrital da PSP de Aveiro, João Paulo Caetano, durante a sessão solene do 137.º aniversário daquele comando.

Segundo o mesmo responsável, em 2023, houve um ligeiro aumento da criminalidade geral denunciada, com mais 73 crimes do que em 2022, correspondentes a 1,8%, fruto do aumento dos crimes contra o património, designadamente o crime de burla do género “olá pai, olá mãe” com mais 128 crimes, correspondentes a cerca de 50%.

“Sem o aumento deste tipo de crimes, a criminalidade geral teria reduzido”, observou o comandante, adiantando que a PSP está a tentar contrariar este novo fenómeno criminal, através da sensibilização dos cidadãos para a sua prática reiterada.

No mesmo período, verificou-se um aumento de 11,8% da criminalidade violenta e grave, com mais 16 crimes, sendo que 10 destes crimes são de resistência e coação contra funcionário, correspondentes a um aumento de 77% e a violência doméstica diminuiu 8,8% (menos 28 crimes).

No âmbito da sinistralidade rodoviária, registaram-se 2.439 acidentes de viação, o que corresponde a um amento de 240 acidentes, dos quais resultaram três mortos (+1), 26 feridos graves (+5) e 698 feridos ligeiros (+26).

O superintendente João Paulo Caetano assinalou ainda que, apesar das contrariedades, a proatividade policial aumentou ligeiramente, tendo sido feitas 781 detenções (+24), das quais 576 em flagrante delito (+57) e 205 por mandado de detenção (-23).

O comandante da PSP de Aveiro, que foi nomeado para o cargo no final do ano passado, mostrou-se ainda preocupado com o envelhecimento dos quadros do efetivo da Polícia e com o estado das instalações policiais e defendeu uma renovação urgente da frota policial, já com uma idade média de 15 anos.

Disse ainda que espera contar com o apoio das câmaras municipais na implementação de um projeto de videovigilância nas zonas públicas, onde a criminalidade e sinistralidade ocorre, permitindo "um policiamento direcionado de prevenção criminal de elevada visibilidade e uma reação policial mais eficiente e eficaz".

No decorrer da sessão, que foi presidida pelo diretor nacional da PSP, Barros Correia, foram ainda entregues medalhas de mérito e valor policial grau ouro às Câmaras Municipais de Aveiro, Espinho, São João da Madeira, Ovar e Santa Maria da Feira, tendo havido também a imposição de medalhas e atribuição de louvores a polícias distinguidos.

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Jovem atropelada pelo metro em Gaia fica debaixo da carruagem

Uma jovem foi atropelada por uma carruagem de metro junto à estação D. João II, em Vila Nova de Gaia, no início da tarde desta terça-feira, avançou fonte do Metro do Porto ao Porto Canal.