Neve está de volta ao Norte de Portugal

Neve está de volta ao Norte de Portugal
| Norte
Porto Canal / Agências

Este final de semana já trouxe de regresso a neve ao Norte de Portugal. Na noite desta quinta-feira, algumas regiões já ficaram pintadas de branco.

Num vídeo publicado nas redes sociais, reproduzido pela página “Meteo Trás-os-Montes”, já foi possível verificar a queda de neve em Montalegre.

O IPMA colocou ainda dez distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado, principalmente no Norte de Portugal.

De acordo com comunicado divulgado esta sexta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estarão sob aviso amarelo devido à neve entre as 12h00 de sábado e as 09h00 de domingo.

Já o alerta para Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra vigora entre as 12h00 e as 21h00 de sábado.

Para os dez distritos, o alerta é para queda de neve acima de 700/900 metros, com acumulação até 5 centímetros acima de 1000/1100 metros.

O IPMA alertou também para impactos prováveis como a “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo”, condicionando ou interditando vias, causando danos em estruturas ou árvores ou prejudicando abastecimentos locais.

Para Castelo Branco e Guarda, o IPMA referiu que a acumulação de neve poderá ultrapassar os 10 centímetros nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Sete distritos do continente vão estar no sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, também segundo o IPMA.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga começam com aviso amarelo entre as 21h00 desta sexta-feira e as 06h00 de sábado, passando depois a laranja até às 00h00 de domingo.

Estes sete distritos passam depois entre as 00h00 e as 12h00 de domingo novamente a aviso amarelo também por causa da ondulação.

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo de agitação marítima para os distritos de Beja, Faro e Setúbal entre as 06h00 de sábado e as 12h00 de domingo.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertaram a população e a comunidade marítima para estarem vigilantes devido à previsão de ondulação forte que pode alcançar os 13 metros.

Em comunicado, as duas autoridades indicam que a previsão do estado do vento e do mar aponta para um agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental até às 00h00 de domingo.

A Marinha e a Autoridade Marítima pedem que se evitem os passeios junto ao mar, a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima e que a amarração das embarcações atracadas seja reforçada.

A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros e o vento poderá registar uma intensidade média até a 56 quilómetros por hora (km/h) e rajadas até os 101km/h, é referido.

+ notícias: Norte

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Três distritos do Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de dois para cinco os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve a partir desta terça-feira até quinta-feira.

Empresa de Santa Maria da Feira vai despedir 35 pessoas devido a quebra nas vendas

A fabricante de torneiras e equipamentos sanitários Cifial S.A. anunciou esta terça-feira que vai despedir 35 dos seus atuais 168 trabalhadores devido à quebra de vendas registada por essa marca de Santa Maria da Feira, sobretudo nas exportações.