Câmara do Porto refuta críticas ao Mercado do Bolhão e prepara novas intervenções
João Nogueira
Um ano e meio depois da reabertura, o regulamento do Mercado do Bolhão já está a ser revisto, confirmou a presidente e administradora da Go Porto, Cátia Meirinhos, que lamentou as críticas à atual direção do espaço. O presidente da Câmara do Porto expôs que há uma “elevadíssima satisfação” quanto ao funcionamento do mercado, apesar de uma associação do mercado expôr a insatisfação dos comerciantes.
O tema chegou a debate à reunião de Câmara do Porto desta segunda-feira, depois do Bloco de Esquerda apresentar uma proposta em que evocava a necessidade de melhorias na infraestrutura, acessibilidade e revitalização do comércio retalhista tradicional, mantendo a identidade única do mercado. A recomendação acabou por não ser votada e foi retirada.
Presente na reunião, a administradora da Go Porto, Cátia Meirinhos, contestou a recomendação considerando-a infundada por se basear em informação da Associação Comércio Tradicional Bolha de Água, que apenas “teve órgãos eleitos no início de 2024” e que tem, por isso, “fraca representatividade” dentro do mercado.
A responsável da Go Porto expôs ao executivo que à frente da associação está uma antiga inquilina que, segundo fonte municipal, deve mais de 40 mil euros em rendas de um espaço que adquiriu no mercado. “Não efetuou o pagamento de nenhuma renda desde que está no mercado e, portanto, houve a resolução do contrato. Neste momento já não é inquilina”, acrescentou Cátia Meirinhos.
A associação informou ainda que, conforme consta na proposta do Bloco de Esquerda, 92% dos comerciantes consultados anonimamente consideravam o regulamento do mercado inadequado.
“Já foram mais de 400 reuniões individuais que tivemos com os comerciantes do Mercado do Bolhão e cerca de uma dezena de reuniões gerais", sublinhou a presidente da Go Porto, enfatizando que "todos sempre tiveram uma voz ativa" durante o processo. “Nós temos também inquéritos que foram feitos e que apresentam que 68% dos comerciantes estão satisfeitos”.
Rui Moreira reconheceu que o regulamento tem de ser aperfeiçoado, mas garantiu que não ia discutir o assunto com a presidente da associação, acusando-a de querer “politizar o assunto”.
“O mercado é dos clientes e dos comerciantes, e a nossa interpretação é de elevadíssima satisfação”, continuou o autarca referindo-se ao trabalho da Go Porto e ao funcionamento daquela infraestrutura.
Melhorias reportadas “estão a ser trabalhadas”
Cátia Meirinhos abordou ainda diversas melhorias e investimentos realizados no Mercado do Bolhão, afirmando que "todas as situações que foram reportadas de necessidades de melhoria das infraestruturas estão a ser trabalhadas".
Exemplificando, a responsável da Go Porto expôs a “implementação de sombreamento nas bancas laterais”, “a instalação de ar-condicionado nas áreas de congelados” e “a melhoria da sinalética e comunicação” no interior da própria estrutura.
A instalação de ar condicionado nos espaços dos congelados vai representar um investimento de 30 mil euros, disse Cátia Meirinhos. O procedimento para as novas palas de sombreamento deverá ter um valor base superior a 200 mil euros e está a ser ultimado.
A presidente da empresa municipal lamentou as difamações que os responsáveis pelo mercado recebem diariamente, afirmando que a direção tem inquéritos que clarificam que “68% dos comerciantes estão satisfeitos”: “O mercado tem sido um sucesso e todos nós deveríamos estar felizes”.