FC Porto (Voleibol): No Dragão, manda o líder. Crónica de jogo

FC Porto (Voleibol): No Dragão, manda o líder. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

FC Porto bateu o Benfica por 3-2 e manteve a invencibilidade na Liga.

Miguel Coelho pediu uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e foi essa réplica que as suas atletas deram num Dragão Arena vibrante. Frente ao Benfica, na nona jornada da segunda fase da Liga, o FC Porto venceu por 3-2 (19-25; 25-18; 20-25; 25-23; 15-12) e manteve a invencibilidade e a liderança na Liga.

No arranque do duelo, problemas na receção e a dificuldade de aguentar a capacidade defensiva adversária levaram as líderes do campeonato a ficar atrás no placar. Uma resposta forte levou-as de novo até à desvantagem mínima e até deu a hipótese de empatarem (19-20), mas cinco pontos consecutivos do Benfica acabaram por fechar o jogo (19-25).

Com o sétimo jogador, o público, em grande forma, as portistas contrariam um bom arranque de segundo set das lisboetas e passaram para a frente a meio do segundo set (12-11). A atmosfera vibrante empurrou as portistas a maior vantagem que haviam conseguido até ali no encontro (19-16) e para o empate no encontro (25-18).

De novo melhor no princípio do set, o Benfica arrecadou uma vantagem que o FC Porto ainda conseguiu reduzir a meio da disputa (11-13) e já numa fase mais próxima do final, depois de três pontos consecutivos (18-21), mas não foi capaz de reverter (20-25).

Miguel Coelho mudou as peças para o quarto set, a equipa entrou melhor como ainda não tinha acontecido anteriormente, mas o Benfica conseguiu responder e passar para a frente com cinco pontos ganhos de forma consecutiva (20-17). As tricampeãs nacionais não se deram por derrotadas, consumaram a reviravolta perto do final (23-22) e levaram mesmo o clássico para a negra (25-23).

No momento das decisões, o espírito de campeão fez a diferença. Experientes, resilientes e sem rodeios, as azuis e brancas atacaram o adversário desde o primeiro momento, conseguiram um parcial de 5-1 e levaram a margem de conforto até ao 15-12 final para regozijo dos 1608 adeptos presentes no pavilhão, entre os quais um enérgico Jorge Nuno Pinto da Costa.

“Para falarmos do jogo de hoje, temos de falar do de ontem. Foi preciso levantarmo-nos hoje, a equipa está desolada por ter saído de uma competição e está desolada porque não esteve perto de metade do nível que tem. Estivemos irreconhecíveis. Os nossos erros não forçados deram confiança ao Benfica. Hoje começámos por fazer exatamente o que tínhamos feito ontem. Conseguimos hoje ganhar muito mais do que uma vitória. A derrota na Taça custa-nos muito independentemente da fase, mas ainda nos custou muito mais acordar hoje a saber que não jogamos nem perto do nosso nível. Ganhámos a capacidade de lutar, de ir buscar resultados adversos e de saber que confiamos em toda a gente. A tristeza que vai dentro do grupo tinha de ser ultrapassada. A reação das pessoas hoje depois de sermos eliminados é algo que nos faz trabalhar a dobrar. A equipa não vai passar mais momentos de decisão a jogar como ontem. Ter toda a gente a gritar por nós durante cinco sets não tem preço, temos de passar isso para o lado de fora. As 1600 pessoas que vieram cá hoje não vieram por ser contra o Benfica, vieram porque perdemos ontem e quiseram mostrar que estão connosco. Deixa-nos orgulhosos que as pessoas tenham vindo cá para nos apoiar, agora temos de retribuir até ao final da época”, afirmou Miguel Coelho no final do jogo.

Segue-se uma deslocação a Guimarães para um duelo com o Vitória (domingo, 16h00).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BENFICA, 3-2
Liga Solverde, 2.ª fase, 9.ª jornada
18 de fevereiro de 2024
Dragão Arena

Árbitros: Sofia Costa e Pedro Pinto

FC PORTO: Joana Resende e Bruna Guedes (líberos); Aline Delsin, Kim Robitaille, Lauren Matthews, Lauren Page, Janaína Vieira, Victória Alves, Taylor Sandbothe, Gabi Coelho, Maria Reis Lopes, Beatriz Moreira, Ana Monteiro e Kyra Holt
Treinador: Miguel Coelho

BENFICA: Tatiana Rizzo e Marta Aleixo (líbero); Beatriz Paiva, Fernanda Silva, Mariana Garcêz, Alice Clemente, Marisa Pardal, Avery Heppell, Shannon Shields, Joana Garcêz, Matilde Ferreira, Angélica Malinverno e Whitney McEwan
Treinador: Rui Moreira

Parciais: 19-25; 25-18; 20-25; 25-23; 15-12

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecida a data para a tomada de posse dos órgãos sociais

André Villas-Boas, António Tavares, Angelino Ferreira e Fernando Freire de Sousa são os rostos dos novos Órgãos Sociais do FC Porto

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Chaves

Já se encontram disponíveis, exclusivamente na plataforma SmartFan, os bilhetes para o jogo entre o Desportivo de Chaves e o FC Porto referente à ronda número 31 do campeonato e agendado para as 20h30 de sábado no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (Sport TV1).

EVS. 100 anos “vigorosos” de um dos clubes mais tradicionais do Porto

De 1924 a 2024. O Estrela e Vigorosa Sport (EVS), clube portuense no número 604 da rua com o mesmo nome, na freguesia de Paranhos, celebra neste 30 de abril o seu centenário, numa cerimónia que contou com um hastear de bandeira e que juntou dezenas de pessoas.