Consultor da Global Media embolsou 3,3 milhões em contratos públicos nos últimos 12 anos

Consultor da Global Media embolsou 3,3 milhões em contratos públicos nos últimos 12 anos
| País
Porto Canal

O consultor da Global Media Luís Bernardo recebeu cerca de 3,3 milhões de euros em contratos públicos entre 2012 e 2024 em função da sua empresa Wonderful Partners (WLP). Uma das principais concorrentes desta empresa, a F5C, é gerida por Rui Duarte Farias, contabilista de Luís Bernardo. Ambas as sociedades têm autarquias socialistas como principais clientes.

Recentemente, Luís Bernardo esteve envolvido na elaboração do plano estratégico para o Global Media Group (GMG), onde ainda decorre um processo de despedimento de 200 trabalhadores. Enquanto isso, o consultor de comunicação presta serviços à Media Capital e já trabalhou na Cofina.

Mas de acordo com uma investigação avançada pelo jornal Público este domingo, é avançado que o contabilista de Luís Bernardo é dono de uma das empresas mais concorrentes do antigo assessor de Sócrates e patrão da WL Partners, que tem como principais clientes autarquias lideradas por socialistas.

"Entre Setembro de 2012 e Janeiro de 2024, a WLP celebrou 92 contratos públicos, que lhe proporcionaram receitas de 3,3 milhões de euros. Deste valor, 2,4 milhões (72,7%) são referentes a contratos celebrados com entidades governamentais ou dependentes do governo, assim como autarquias e organismos locais ligados ao PS", escreve o jornal Público.

Ao diário, o consultor disse ser natural o contacto por pessoas do Partido Socialista: "Naturalmente, as pessoas do PS conhecem-me a nível profissional e pode resultar daí uma maior procura de entidades com ligações ao partido. Muitas vezes nem conheço os clientes, os contactos são feitos pela minha equipa".

Anteriormente, e a meio do processo de despedimento na Global Media, o consultor de comunicação negou ter qualquer ligação ao ex-primeiro-ministro José Sócrates, ou ao administrador da Global Media Paulo Lima de Carvalho, que foi acusado de pressionar elementos da direção da TSF.

+ notícias: País

Sindicato diz que há 160 professores impedidos de trabalhar no próximo ano

A Federação Nacional da Educação (FNE) diz que há 160 professores que tinham de vincular este ano e concorreram para todo o país, mas não ficaram colocados e estão impedidos de dar aulas no próximo ano letivo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.