Consultor da Global Media embolsou 3,3 milhões em contratos públicos nos últimos 12 anos

Consultor da Global Media embolsou 3,3 milhões em contratos públicos nos últimos 12 anos
| País
Porto Canal

O consultor da Global Media Luís Bernardo recebeu cerca de 3,3 milhões de euros em contratos públicos entre 2012 e 2024 em função da sua empresa Wonderful Partners (WLP). Uma das principais concorrentes desta empresa, a F5C, é gerida por Rui Duarte Farias, contabilista de Luís Bernardo. Ambas as sociedades têm autarquias socialistas como principais clientes.

Recentemente, Luís Bernardo esteve envolvido na elaboração do plano estratégico para o Global Media Group (GMG), onde ainda decorre um processo de despedimento de 200 trabalhadores. Enquanto isso, o consultor de comunicação presta serviços à Media Capital e já trabalhou na Cofina.

Mas de acordo com uma investigação avançada pelo jornal Público este domingo, é avançado que o contabilista de Luís Bernardo é dono de uma das empresas mais concorrentes do antigo assessor de Sócrates e patrão da WL Partners, que tem como principais clientes autarquias lideradas por socialistas.

"Entre Setembro de 2012 e Janeiro de 2024, a WLP celebrou 92 contratos públicos, que lhe proporcionaram receitas de 3,3 milhões de euros. Deste valor, 2,4 milhões (72,7%) são referentes a contratos celebrados com entidades governamentais ou dependentes do governo, assim como autarquias e organismos locais ligados ao PS", escreve o jornal Público.

Ao diário, o consultor disse ser natural o contacto por pessoas do Partido Socialista: "Naturalmente, as pessoas do PS conhecem-me a nível profissional e pode resultar daí uma maior procura de entidades com ligações ao partido. Muitas vezes nem conheço os clientes, os contactos são feitos pela minha equipa".

Anteriormente, e a meio do processo de despedimento na Global Media, o consultor de comunicação negou ter qualquer ligação ao ex-primeiro-ministro José Sócrates, ou ao administrador da Global Media Paulo Lima de Carvalho, que foi acusado de pressionar elementos da direção da TSF.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.