Especialistas discutem comunicações quânticas em Aveiro

Especialistas discutem comunicações quânticas em Aveiro
Reuters
| Norte
Porto Canal / Agências

Especialistas em telecomunicações vão discutir o desenvolvimento de redes quânticas em Portugal e no espaço europeu, nos dias 26 e 27, na Universidade de Aveiro, revelou esta sexta-feira fonte académica.

O encontro, denominado "Quantum Communications Network", é organizado pelo grupo de comunicações quânticas do Instituto de Telecomunicações.

O evento visa “reunir intervenientes no campo das tecnologias quânticas para discutir e trocar ideias sobre a implementação da futura rede de comunicações quânticas, a nível nacional e europeu”.

As apresentações serão dedicadas ao projeto da Infraestrutura de Comunicações Quânticas Portuguesa (PTQCI) e a outras redes quânticas internacionais (Espanha, Áustria e EUA).

O principal objetivo do consórcio PTQCI é “desenvolver e implementar infraestrutura de comunicações quânticas em Portugal, no âmbito do EuroQCI – Rede Europeia de Comunicações Quânticas.

O EuroQCI é uma iniciativa que procura estabelecer comunicações seguras quânticas em toda a Europa, nos próximos anos.

O consórcio é composto por universidades e centros de pesquisa, entidades nacionais e empresas de telecomunicações.

De acordo com a organização estão confirmadas as presenças de Mário Campolargo, secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa de Portugal, João Paulo Firmeza, diretor-geral da Estratégia Digital e de Inovação na Altice Labs, Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro (UA), e José Carlos Pedro, presidente do Instituto de Telecomunicações.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.