Especialistas discutem comunicações quânticas em Aveiro

Especialistas discutem comunicações quânticas em Aveiro
Reuters
| Norte
Porto Canal / Agências

Especialistas em telecomunicações vão discutir o desenvolvimento de redes quânticas em Portugal e no espaço europeu, nos dias 26 e 27, na Universidade de Aveiro, revelou esta sexta-feira fonte académica.

O encontro, denominado "Quantum Communications Network", é organizado pelo grupo de comunicações quânticas do Instituto de Telecomunicações.

O evento visa “reunir intervenientes no campo das tecnologias quânticas para discutir e trocar ideias sobre a implementação da futura rede de comunicações quânticas, a nível nacional e europeu”.

As apresentações serão dedicadas ao projeto da Infraestrutura de Comunicações Quânticas Portuguesa (PTQCI) e a outras redes quânticas internacionais (Espanha, Áustria e EUA).

O principal objetivo do consórcio PTQCI é “desenvolver e implementar infraestrutura de comunicações quânticas em Portugal, no âmbito do EuroQCI – Rede Europeia de Comunicações Quânticas.

O EuroQCI é uma iniciativa que procura estabelecer comunicações seguras quânticas em toda a Europa, nos próximos anos.

O consórcio é composto por universidades e centros de pesquisa, entidades nacionais e empresas de telecomunicações.

De acordo com a organização estão confirmadas as presenças de Mário Campolargo, secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa de Portugal, João Paulo Firmeza, diretor-geral da Estratégia Digital e de Inovação na Altice Labs, Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro (UA), e José Carlos Pedro, presidente do Instituto de Telecomunicações.

+ notícias: Norte

Autocarro da UNIR consumido pelas chamas em Gaia

Um autocarro da rede UNIR foi consumido pelas chamas na tarde desta terça-feira, na rua de Dom Pedro V, perto do El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia.

Arte dos Barcos Moliceiros de Aveiro inscrita em Lista de Salvaguarda Urgente da UNESCO

A arte da carpintaria naval da região de Aveiro, traduzida nos barcos moliceiros, foi inscrita esta terça-feira na lista de património imaterial em necessidade de salvaguarda urgente da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Casal acusado de triplo homicídio em Bragança condenado a 25 anos de prisão

O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi, esta terça-feira, condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.