Especialistas discutem comunicações quânticas em Aveiro

Especialistas discutem comunicações quânticas em Aveiro
Reuters
| Norte
Porto Canal / Agências

Especialistas em telecomunicações vão discutir o desenvolvimento de redes quânticas em Portugal e no espaço europeu, nos dias 26 e 27, na Universidade de Aveiro, revelou esta sexta-feira fonte académica.

O encontro, denominado "Quantum Communications Network", é organizado pelo grupo de comunicações quânticas do Instituto de Telecomunicações.

O evento visa “reunir intervenientes no campo das tecnologias quânticas para discutir e trocar ideias sobre a implementação da futura rede de comunicações quânticas, a nível nacional e europeu”.

As apresentações serão dedicadas ao projeto da Infraestrutura de Comunicações Quânticas Portuguesa (PTQCI) e a outras redes quânticas internacionais (Espanha, Áustria e EUA).

O principal objetivo do consórcio PTQCI é “desenvolver e implementar infraestrutura de comunicações quânticas em Portugal, no âmbito do EuroQCI – Rede Europeia de Comunicações Quânticas.

O EuroQCI é uma iniciativa que procura estabelecer comunicações seguras quânticas em toda a Europa, nos próximos anos.

O consórcio é composto por universidades e centros de pesquisa, entidades nacionais e empresas de telecomunicações.

De acordo com a organização estão confirmadas as presenças de Mário Campolargo, secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa de Portugal, João Paulo Firmeza, diretor-geral da Estratégia Digital e de Inovação na Altice Labs, Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro (UA), e José Carlos Pedro, presidente do Instituto de Telecomunicações.

+ notícias: Norte

Metro do Porto já ‘aquece motores’ na nova extensão da Linha Amarela

As carruagens da Metro do Porto encontram-se em fase de testes na extensão da Linha Amarela, de forma a assegurar as normas de segurança.

Prosseguem as buscas por jovem desaparecido no mar em Gaia

As buscas pelo rapaz de 16 anos que desapareceu no mar da praia de Salgueiros, em de Vila Nova de Gaia, recomeçaram este domingo às 08h00 com meios terrestres e marítimos, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Criança morre em atropelamento em Barcelos

Uma criança morreu na manhã deste domingo no seguimento de um atropelamento em Barcelos deixou mais quatro pessoas com ferimentos, uma delas politraumatizada com os três restantes com ferimentos ligeiros. Pelo menos três das vítimas serão crianças.