Especialistas discutem comunicações quânticas em Aveiro

Especialistas discutem comunicações quânticas em Aveiro
Reuters
| Norte
Porto Canal / Agências

Especialistas em telecomunicações vão discutir o desenvolvimento de redes quânticas em Portugal e no espaço europeu, nos dias 26 e 27, na Universidade de Aveiro, revelou esta sexta-feira fonte académica.

O encontro, denominado "Quantum Communications Network", é organizado pelo grupo de comunicações quânticas do Instituto de Telecomunicações.

O evento visa “reunir intervenientes no campo das tecnologias quânticas para discutir e trocar ideias sobre a implementação da futura rede de comunicações quânticas, a nível nacional e europeu”.

As apresentações serão dedicadas ao projeto da Infraestrutura de Comunicações Quânticas Portuguesa (PTQCI) e a outras redes quânticas internacionais (Espanha, Áustria e EUA).

O principal objetivo do consórcio PTQCI é “desenvolver e implementar infraestrutura de comunicações quânticas em Portugal, no âmbito do EuroQCI – Rede Europeia de Comunicações Quânticas.

O EuroQCI é uma iniciativa que procura estabelecer comunicações seguras quânticas em toda a Europa, nos próximos anos.

O consórcio é composto por universidades e centros de pesquisa, entidades nacionais e empresas de telecomunicações.

De acordo com a organização estão confirmadas as presenças de Mário Campolargo, secretário de Estado para a Digitalização e Modernização Administrativa de Portugal, João Paulo Firmeza, diretor-geral da Estratégia Digital e de Inovação na Altice Labs, Paulo Jorge Ferreira, reitor da Universidade de Aveiro (UA), e José Carlos Pedro, presidente do Instituto de Telecomunicações.

+ notícias: Norte

André Villas-Boas: “Contem com o FC Porto”

Na mais recente edição da Dragões, já disponível em formato digital, André Villas-Boas reflete sobre os pontos altos e baixos de “mais um mês repleto de acontecimentos relevantes”, começando por “destacar o sucesso obtido com o empréstimo obrigacionista” que “atingiu quase 60 milhões de euros” e provou ser possível “reconquistar a confiança do mercado com uma gestão financeira rigorosa e um controlo de gestão efetivo”.

Trabalhadores pedem reaproveitamento industrial da antiga refinaria de Matosinhos

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal defendeu esta sexta-feira o reaproveitamento industrial dos terrenos da antiga refinaria de Matosinhos, que encerrou em 2021, ajustado às necessidades energéticas do país.

Albufeiras das barragens do Tâmega com plano de ordenamento dentro de um ano

O plano de ordenamento das albufeiras das três barragens do Tâmega estará concluído em um ano, visa harmonizar o potencial turístico com a proteção da massa de água e será financiado pela Iberdrola até 500 mil euros.