STCP doa 21 autocarros a gasóleo à Guiné-Bissau

STCP doa 21 autocarros a gasóleo à Guiné-Bissau
Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai doar 21 autocarros a gasóleo à Guiné-Bissau no âmbito de um protocolo que será assinado na quarta-feira na Câmara do Porto, foi esta terça-feira anunciado.

A oferta surge na sequência da aquisição recente pela STCP de 48 autocarros 100% elétricos, que visam substituir outros, a motor térmico e que usam como combustível o gasóleo, com vista a cumprir metas ambientais estabelecidas a nível europeu, lê-se no texto do protocolo a que a Lusa teve acesso.

Assinala a transportadora que, com a entrada em operação dos 48 autocarros elétricos, “numa primeira fase, serão retirados de circulação 21 autocarros movidos a gasóleo que, neste momento, integram a frota da empresa”.

Por considerarem que os 21 autocarros “estão em condições de utilização, nomeadamente em termos de segurança, conforto e operabilidade, os acionistas da STCP entenderam que os mesmos podiam ainda cumprir uma missão útil junto de outras comunidades e, nessa medida, por espírito de liberalidade, decidiram dispor dos mesmos a favor de outrem”, lê-se no documento.

Fonte da autarquia disse à Lusa que os autocarros “são todos do ano 2000”.

O protocolo será assinado pelo ministro dos Transportes e Comunicações da República da Guiné-Bissau, José Carlos Esteves, e pela presidente do Conselho de Administração da STCP, Cristina Pimentel.

Os secretários de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, e dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, também foram também anunciados para a cerimónia agendada para as 10:00 na Câmara do Porto.

As partes atribuem à doação o valor de 31.500,00 euros, é acrescentado no documento, onde ficou escrito “que o governo português, no espírito da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030, e visando os objetivos nela prosseguidos, colaborará com a STCP, encontrando forma de assegurar o financiamento do transporte dos referidos autocarros para a República da Guiné-Bissau, incluindo a obtenção da documentação, seguros, taxas, tarifas e outros custos que se mostrarem necessários para o efeito”.

Após a assinatura do protocolo nos Paços do Concelho, a comitiva seguirá para a estação de Francos, onde irá verificar alguns dos autocarros que serão doados à República da Guiné-Bissau, informa a autarquia do Porto.

Na visita participam também o diretor-geral da Administração dos Portos da Guiné-Bissau, Felix Bulutna Nandungue, e o diretor-Geral da Viação e Transportes Terrestres, Amadu Djaló, entre outros altos dirigentes da República da Guiné-Bissau, ainda de acordo com o município.

+ notícias: Porto

PSP detém dois carteiristas por furtos no Cais da Ribeira no Porto

A PSP deteve dois carteiristas por alegadamente terem furtado no Cais da Ribeira, no Porto, a carteira a uma mulher que estava sentada numa esplanada, cujos bens estão avaliados em 2.500 euros, anunciou esta segunda-feira esta força policial.

"Porto sem Fios". PS propõe criação de plano para remover cabos obsoletos das ruas do Porto

O PS quer que a Câmara do Porto crie um plano de intervenção no espaço público para mapear, remover e substituir os cabos aéreos ou instalados nas fachadas dos edifícios por infraestruturas subterrâneas em todas as artérias da cidade.

César Vasconcellos Navio eleito presidente da concelhia do Porto do CDS

César Vasconcellos Navio foi eleito este sábado presidente da Comissão Política Concelhia do Porto do CDS para os próximos dois anos, na única lista que se apresentou a escrutínio, revelou o partido em comunicado.