“São todas boas”. Na Feira do Fumeiro de Vinhais vale mais a tradição do que a disputa pela melhor chouriça

“São todas boas”. Na Feira do Fumeiro de Vinhais vale mais a tradição do que a disputa pela melhor chouriça
Porto Canal
| Norte
Maria Abrantes

De portas abertas durante todo o fim-de-semana, a Feira do Fumeiro de Vinhais vai já 44ª edição. Não é à toa que a vila raiana, localizada na sub-região das Terras de Trás-os-Montes, é considerada a capital do fumeiro. Aqui, há enchidos para todos os gostos.

A tradição é passada de geração em geração, normalmente de mães para filhas, como nos conta Teresa Cunha, 70 anos, 40 dos quais dedicados ao fumeiro. “E não cobravam nada pelo ensino”, conta-nos com algum saudosismo. É, aliás, um sentimento muito presente entre vários dos comerciantes. Continuam ou retomam a atividade, em honra de quem os ensinou, e exibem com orgulho todos os produtos que confecionam de forma artesanal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

A alheira é a rainha do fumeiro, mas entre os vários produtos destacam-se, por exemplo, o butelo e o salpicão. Mas a matéria-prima é toda a mesma: a carne de porco bísaro, criados à base de produtos oriundos da agricultura local.

Os visitantes vêm de todas as zonas do país e há quem regresse à terra, especialmente nesta altura. Cada produtor tenta exibir o seu fumeiro da melhor forma possível e o negócio corre bem por estes dias.
Espaço para a brincadeira e trocadilhos com a ‘chouriça’ também há muito, mas o reconhecimento por todos os produtos da terra é maior. “São todas boas”, responde-nos Luís, de 27 anos, que começou a ajudar a família na modernização do negócio, através da divulgação do fumeiro nas redes sociais.

Além das bancas de enchidos, existe outro pavilhão com queijos e doces regionais, mas também uma exposição de porco bísaro.

+ notícias: Norte

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.