Presidente da Câmara de Aveiro defende prioridade para corredor ferroviário ibérico

Presidente da Câmara de Aveiro defende prioridade para corredor ferroviário ibérico
Lusa
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, defendeu esta quinta-feira que deve ser dada prioridade ao transporte ferroviário do Corredor Atlântico no troço ibérico "antes que os fundos de coesão se desloquem” para leste.

“É altamente provável que o centro das políticas de coesão e também do investimento financeiro saia da Península Ibérica e dos países do Sul da Europa, nomeadamente Portugal e Espanha, e se desloque para os países do Leste, candidatos à adesão como os países dos Balcãs e obviamente a Ucrânia”, alertou.

Ribau Esteves falava na reunião pública do executivo, na qual deu conta da decisão de autarcas e empresários de Portugal e Espanha de relançar a luta pelo “Corredor Atlântico das redes transeuropeias”.

De acordo com o presidente da Câmara de Aveiro, depois de uma primeira reunião realizada em Salamanca e agora em Viseu, foi decidido manter essa luta no trabalho político e junto da opinião pública.

Ribau Esteves referiu haver “uma relação absolutamente íntima” dessa luta com o relatório que apresentou no dia 01 em Bruxelas (Bélgica), na reunião do Plenário do Comité das Regiões, sobre Transportes e Ambiente.

“Para a redução da pegada ecológica dos transportes na União Europeia precisamos de transpor mercadorias da rodovia para a ferrovia, e as recomendações políticas que fizemos nesse relatório têm muito a ver com esta matéria”, disse.

O presidente da Câmara de Aveiro lembrou que Portugal havia decidido há 30 anos fazer esse corredor ferroviário de Aveiro a Salamanca para lamentar que “até hoje não está feita coisa nenhuma”.

Para Ribau Esteves, que assumiu a discordância em ser feita uma segunda linha ferroviária Lisboa/Porto “para ganhar uma hora”, a prioridade deveria ser “chegar mais depressa ao centro da Europa”.

Segundo o autarca, teria de ser uma ferrovia em bitola europeia, com uma integração com Espanha, e resolvendo a operabilidade com França.

“Há um problema sério em qualquer comboio que queira passar por França e não seja francês, e nesse relatório apontámos ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia a necessidade de se criar uma entidade reguladora”, acrescentou.

Autarcas e responsáveis de instituições de Portugal e Espanha exortaram na quarta-feira os governos dos dois países a impulsionarem o transporte ferroviário do Corredor Atlântico no troço ibérico (Aveiro – Viseu – Guarda - Salamanca) e a sua ligação com Madrid.

Numa declaração conjunta divulgada no final de uma reunião realizada em Viseu, os presentes realçaram a importância desta conexão, quer para “facilitar uma mobilidade eficiente de passageiros e mercadorias”, quer para permitir o desenvolvimento económico regional e gerar “oportunidades para novas iniciativas empresariais que favoreçam umas perspetivas de futuro renovadas para atrair e fixar população”.

Os dois governos devem “avançar neste projeto decisivo que beneficiará não apenas as nossas empresas, mas também o desenvolvimento sustentável e a prosperidade dos nossos territórios”, defenderam.

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