FC Porto (Hóquei em Patins): Dragões vencem Benfica por 7-1. "No Dragão ninguém passa"
Porto Canal
A equipa de hóquei em patins do FC Porto continua sem dar hipóteses ao rival da Luz no Dragão Arena. Depois de seis vitórias nos seis jogos de janeiro, os Campeões Europeus receberam o Benfica, venceram por 7-1, somaram mais três pontos (39) mantiveram a perseguição à liderança partilhada entre o Sporting e a Oliveirense (40, um jogo a menos) e distanciaram-se do rival da Luz (32) na tabela classificativa.
Ricardo Ares apostou num cinco com Edu Lamas e Carlo Di Benedetto lado a lado com Hélder Nunes e Gonçalo Alves e o internacional francês abriu as hostilidades bem cedo, quando apareceu ao segundo poste para finalizar uma boa jogada de envolvimento coletivo (1-0).
Os visitantes responderam passado um quarto de hora e contaram com uma grande dose de sorte, já que o remate de Zé Miranda bateu no corpo no poste antes de entrar na baliza de Xavi Malián. A primeira parte terminou empatada a uma bola, mas o que se seguiu foi um clássico de sentido único.
Tal como na primeira, os azuis e brancos voltariam a marcar aos quatro minutos da segunda parte, desta feita por Hélder Nunes na cobrança exímia da bola parada resultante do cartão azul visto por Nil Roca (2-1). Poucos segundos depois, Gonçalo Alves descobriu o caminho para o fundo das redes e juntou o nome à lista dos marcadores (3-1).
Na etapa complementar só dava Porto e Hélder Nunes encarregou-se de traduzir essa superioridade no marcador ao iniciar e concluir um contra-ataque que deu contornos de goleada ao encontro (4-1). Joaquim Pinto e Fernando Vasconcelos assinalaram a décima falta portista, chamaram Nicolia à marca de livre direto e ofereceram-lhe duas oportunidades para marcar, mas nem assim o argentino conseguiu faturar.
Porque quem não marca sofre, e porque a “lei do ex” gosta de se fazer valer, Edu Lamas apareceu em zona privilegiada para elevar a contagem até à mão cheia (5-1). O hat-trick de Hélder Nunes chegou a 11 minutos da buzina, dilatou a vantagem para 6-1 e confirmou que o intervalo fez maravilhas ao camisola 78. Diogo Barata também queria festejar e conseguiu-o mesmo sendo perseguido por Diogo Rafael (7-1).
Segue-se uma receção ao SC Tomar a contar para a quinta jornada do Grupo C da Liga dos Campeões (quinta-feira, 20h00, FC Porto TV/Porto Canal).
FICHA DE JOGO
FC PORTO-BENFICA, 7-1
Campeonato Nacional, 16.ª jornada
3 de fevereiro de 2024
Dragão Arena
Árbitros: Joaquim Pinto e Fernando Vasconcelos
FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Edu Lamas, Hélder Nunes, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Telmo Pinto, Diogo Barata, Rafa e Ezequiel Mena
Treinador: Ricardo Ares
BENFICA: Pedro Henriques (g.r.), Lucas Ordoñez, Pol Manrubia, Nil Roca e Roberto Di Benedetto
Suplentes: Bernardo Mendes (g.r.), Zé Miranda, Diogo Rafael (cap.), Carlos Nicolia e Gonçalo Pinto
Treinador: Nuno Resende
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Carlo Di Benedetto (4m), Zé Miranda (16m), Hélder Nunes (28m, 33m e 39m), Gonçalo Alves (30m), Edu Lamas (35m)