Luís Pedro Martins reeleito presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal

Luís Pedro Martins reeleito presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal
| Norte
Porto Canal / Agências

Luís Pedro Martins foi hoje reeleito para um segundo mandato de cinco anos na presidência do Turismo do Porto e Norte de Portugal, eleição a que concorreu sozinho e recebeu a totalidade dos 54 votos, anunciou a entidade regional.

Na liderança do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) desde 2019, Luís Pedro Martins avança tendo no horizonte “um trabalho que não está acabado e que pode agora conhecer um forte impulso com o financiamento previsto no Programa Regional Norte 2030”, o qual vai permitir “concretizar importantes projetos para a região”, lê-se no comunicado.

A nota de imprensa destaca também os nomes de Cancela Moura, Vítor Paulo Pereira, Manuel Tibo e Pedro Mesquita Sousa na lista aprovada e onde, na Mesa da Assembleia Geral, continua João Manuel Esteves e entra Fátima Fernandes.

A lista para o Conselho de Marketing é encabeçada pela Associação do Turismo do Porto, fazendo ainda parte Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, a Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, a Porto Business School, a Alfândega do Porto e as câmaras municipais de Macedo de Cavaleiros e do Peso da Régua, prossegue a publicação.

Sobre os “grandes desígnios para os próximos cinco anos”, o TPNP quer “consolidar e reforçar a notoriedade do Porto e Norte de Portugal pela diversidade e sofisticação, desenvolvendo estratégias e projetos que visem a sustentabilidade e a digitalização do setor”, acrescenta o comunicado.

No domínio institucional, a aposta “passa pelo fomento da cooperação estratégica com os vários stakeholders [parceiros] relevantes do território, e para o território, querendo contribuir igualmente para a discussão sobre o modelo, competências e financiamento das entidades regionais de Turismo”, lê-se ainda.

Citado pelo comunicado, o presidente reeleito assinala que nos últimos cinco anos “foram enfrentados os maiores desafios de que há memória, desde uma pandemia a conflitos mundiais”, período em que o “turismo da região soube preparar-se e sair da pandemia de modo estoico”, levando a que, logo em 2022, tenha “superado os números pré-pandémicos”.

“Os resultados validam a estratégia seguida. O ano de 2023, apesar de ainda não ter oficialmente os resultados fechados, aponta para um recorde absoluto em praticamente todos os indicadores da atividade turística”, prevê Luís Pedro Martins.

O comunicado assinala também que “o Porto e Norte registam o maior crescimento ao nível nacional, no número de dormidas, tendo sido ultrapassadas as 12,5 milhões de dormidas, o que significa uma subida de cerca de 15% face ao período homólogo de 2022, reforçando a primeira posição nacional em termos de dormidas dos residentes”.

No que respeita a proveitos, prossegue a nota de imprensa, “a subida é ainda mais acentuada, rondando os 30%”.

“Não só temos mais turismo, como temos melhor turismo, de mercados com poder aquisitivo, que ficam mais tempo e que se deslocam por todas as sub-regiões do destino”, sustenta Luís Pedro Martins, lembrando o “excelente” comportamento do Douro, Minho e Trás-os-Montes e acreditando que “neste último o crescimento será maior com o reforço da oferta que está em curso”.

A tomada de posse para o novo mandato de cinco anos está agendada para 26 de fevereiro, às 18:00, na sede da entidade regional.

+ notícias: Norte

Já é possível circular no viaduto sobre a A28 em Matosinhos

O novo viaduto sobre a A28 foi inaugurado na manhã deste sábado, em Matosinhos. A artéria que liga a Cruz de Pau à Barranha tem o nome de Avenida Victor Oliveira, em homenagem ao antigo jogador e treinador de futebol matosinhense que faleceu em novembro de 2020.

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.