Novo passo para a criação da empresa metropolitana de transportes do Porto

Novo passo para a criação da empresa metropolitana de transportes do Porto
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) adiantou esta sexta-feira que o processo de constituição da empresa metropolitana de transportes já foi enviado para o Tribunal de Contas para apreciação.

“O processo já foi enviado direitinho para o Tribunal de Contas, seguindo agora a tramitação normal”, disse Eduardo Vítor Rodrigues na reunião de hoje do Conselho Metropolitano do Porto.

O também presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, referiu estar a aguardar que o Tribunal de Contas faça todas as perguntas para, depois, dar o visto.

E acrescentou: “Eu acredito que possa ser um processo mais ágil porque já temos o laboratório de ensaio que foi a empresa metropolitana de Lisboa para ajustar o que percebemos que o Tribunal de Contas pediu que se ajustasse”.

A nova empresa de transportes da AMP - Transportes Metropolitanos do Porto - deverá contar com cerca de 60 trabalhadores, dos quais três administradores, de acordo com um estudo económico-financeiro a que a Lusa teve acesso.

A empresa deverá integrar as valências do TIP - Transportes Intermodais do Porto, o agrupamento complementar de empresas (ACE) que gere o sistema Andante (participado em igual percentagem - 33,3% - pela CP, Metro do Porto e STCP) e as competências da AMP em termos de mobilidade e transportes.

A constituição da Transportes Metropolitanos do Porto vai ainda implicar a criação de dois órgãos consultivos: o Conselho de Mobilidade Metropolitana e o Conselho Consultivo das Tecnologias para a Mobilidade.

O capital social da empresa será de dois milhões de euros, repartidos pelos 17 municípios da AMP.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Vários concelhos do Norte fecham escolas devido à queda de neve

As escolas de vários concelhos dos distritos de Vila Real, Braga e Viseu vão estar fechadas na sexta-feira, devido ao aviso vermelho para a queda de neve, segundo fontes das autarquias. Além destes também os distritos do Porto e Viana do Castelo vão estar sob aviso vermelho a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.