Novo passo para a criação da empresa metropolitana de transportes do Porto

Novo passo para a criação da empresa metropolitana de transportes do Porto
| Norte
Porto Canal / Agências

O presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) adiantou esta sexta-feira que o processo de constituição da empresa metropolitana de transportes já foi enviado para o Tribunal de Contas para apreciação.

“O processo já foi enviado direitinho para o Tribunal de Contas, seguindo agora a tramitação normal”, disse Eduardo Vítor Rodrigues na reunião de hoje do Conselho Metropolitano do Porto.

O também presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, referiu estar a aguardar que o Tribunal de Contas faça todas as perguntas para, depois, dar o visto.

E acrescentou: “Eu acredito que possa ser um processo mais ágil porque já temos o laboratório de ensaio que foi a empresa metropolitana de Lisboa para ajustar o que percebemos que o Tribunal de Contas pediu que se ajustasse”.

A nova empresa de transportes da AMP - Transportes Metropolitanos do Porto - deverá contar com cerca de 60 trabalhadores, dos quais três administradores, de acordo com um estudo económico-financeiro a que a Lusa teve acesso.

A empresa deverá integrar as valências do TIP - Transportes Intermodais do Porto, o agrupamento complementar de empresas (ACE) que gere o sistema Andante (participado em igual percentagem - 33,3% - pela CP, Metro do Porto e STCP) e as competências da AMP em termos de mobilidade e transportes.

A constituição da Transportes Metropolitanos do Porto vai ainda implicar a criação de dois órgãos consultivos: o Conselho de Mobilidade Metropolitana e o Conselho Consultivo das Tecnologias para a Mobilidade.

O capital social da empresa será de dois milhões de euros, repartidos pelos 17 municípios da AMP.

+ notícias: Norte

Chuva cumpre ditado de abril e regressa já esta quarta-feira ao Norte do país

Depois do sol e o aquecimento das temperaturas terem convidado todos a sair de casa e ter levado um gosto do clima de verão aos vários cantos do Norte do país, o mês de abril arranca de forma diferente. Para fazer jus ao ditado “abril águas mil”, perspetiva-se um regresso da chuva para os próximos dias, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Unir publica novos horários para Gaia e Espinho três meses após alteração pelo operador

A Unir publicou novos horários do lote de Vila Nova de Gaia e Espinho válidos a partir desta terça-feira, cerca de três meses depois de o operador ter feito alterações ao serviço autonomamente, segundo um comunicado.

Mais de 50 mil famílias do Alto Minho com fibra ótica até final de junho

Mais de 50 mil famílias de Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vão poder aceder, até final de junho, a serviços de telecomunicações de última geração, foi esta terça-feira divulgado.