Mais de 400 bombeiros combatem incêndio em Talhadas, Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jul (Lusa) -- O incêndio em Talhadas, Sever do Vouga, distrito de Aveiro que tinha sido dado como dominado por volta das 22:00 de sexta-feira, reacendeu e está a ser combatido por mais de 400 bombeiros, adiantou a Proteção Civil.

De acordo com as últimas atualizações disponíveis na página na Internet da Proteção Civil, o fogo está ativo em uma frente, consome uma área florestal e os 401 bombeiros no local estão a ser apoiados por quatro meios aéreos e 104 veículos operacionais.

O incêndio deflagrou na madrugada de sexta-feira e chegou a ter três frentes ativas ao longo do dia, tendo mobilizado meios de combate de Lisboa, Coimbra, Porto e Guarda.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou na sexta-feira todos os distritos de Portugal continental em alerta laranja, o segundo mais grave de uma escala de cinco, devido ao risco de incêndio florestal "muito elevado".

O alerta laranja vai prolongar-se-á até às 23:59 de domingo.

Segundo a ANPC, o nível laranja do Sistema Integrado de Operações de Socorro para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios (DECIF) pressupõe um reforço de medidas que garantam um estado de prontidão elevado para a intervenção.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas superiores a 40 graus nas regiões do vale do Tejo e interior sul, além dos valores da humanidade não ultrapassarem os 20 por cento, mantendo-se também baixos durante a noite.

O IPMA prevê ainda que o vento possa soprar forte nas terras altas do Norte e Centro ao fim da tarde e durante a noite.

IMA (CMP) // GC.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

21 arguidos acusados de tráfico de droga em Barcelos

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou, esta quinta-feira, a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

ASAE instaura quatro processos-crime por jogo ilícito no distrito do Porto

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou quatro processos-crime por jogo ilícito nos municípios da Maia, Matosinhos, Amarante e Felgueiras, no distrito do Porto, após uma operação na última semana de abril.

Mulher morre atropelada por comboio em Cerveira

Uma mulher morreu esta quinta-feira atropelada por um comboio na freguesia de Gondarém, em Vila Nova de Cerveira, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.