Banco de Portugal lança alerta para duas entidades não habilitadas a conceder crédito

Banco de Portugal lança alerta para duas entidades não habilitadas a conceder crédito
| Economia
Porto Canal / Agências

O Banco de Portugal avisou esta segunda-feira que as entidades “Rosa Maria Ferreira Da Misericórdia Instituição PT” e “Crédito português” não estão habilitadas a conceder, intermediar ou fazer consultoria de crédito ou qualquer outra atividade financeira sujeita à sua supervisão.

O banco central (BdP) adverte “que a entidade que atua através da página de Facebook (…), não está na presente data, nem nunca esteve, habilitada a exercer, em Portugal, a atividade de concessão, intermediação ou consultoria de crédito ou qualquer outra atividade financeira reservada às instituições sujeitas à supervisão do Banco de Portugal”.

Além disso, avisa que a entidade que exerce atividade sob a designação “Crédito Português”, através da “página na internet”, bem como das “páginas das redes sociais Instagram e Facebook”, não está habilitada a exercer a atividade de concessão, intermediação ou consultoria sobre contratos de crédito, ou qualquer outra atividade financeira reservada às instituições sob supervisão do BdP.

A atividade de concessão de crédito está prevista no Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de dezembro, e as atividades de intermediação de crédito e de prestação de serviços de consultoria em contratos de crédito estão previstas no Decreto-Lei n.º 81-C/2017, de 07 de julho.

As listas das entidades autorizadas a conceder crédito, a atuar como intermediários de crédito e a prestar serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito podem ser consultadas no site do Banco de Portugal e no Portal do Cliente Bancário.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.