Três 'truques' e mitos sobre radares de velocidade

Três 'truques' e mitos sobre radares de velocidade
| País
Porto Canal

Os radares de velocidade e a sua respetiva localização são tema de interesse para milhares de codutores que diariamente "se fazem à estrada" em Portugal. Prova disso é a presença, nas mais utilizadas aplicações de navegação, dos locais onde os mesmos estão instalados, com vários mitos sobre como contornar estes equipamentos a espalharem-se durante anos.

Sendo verdade que a melhor forma de fugir à multa é através do respeito do limite de velocidade estipulado para a via de circulação, existem três mitos populares que podem ser descontruídos.

Mais do que um carro a passar no radar não dá multa

"Circular a uma velocidade superior ao radar mas, ao passar pelo mesmo, fazê-lo ao lado de outra viatura, evita multa". Esta é um mito comum e uma ideia errada já que a nova geração de radares consegue identificar claramente a viatura que está em incumprimento mesmo que se faça acompanhar na imagem por outros veículos. Os equipamentos permitem identificar e definir as velocidades de cada um.

Os radares não funcionam à noite

Os radares de velocidade média fixos, normalmente colocados dentro de um cabine e devidamente assinalados, funcionam a qualquer hora do dia. Mesmo sem luz natural, é possível aos equipamentos mais modernos realizar as medições e controlos devidos.

Colocar um CD 'cega' o radar

Conhecido como um dos truques mais antigos, é tão impreciso quanto os anteriores já que o brilho emitido não será suficiente para que a imagem captada fique inutilizada ou distorça a matrícula da viatura.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.