Três 'truques' e mitos sobre radares de velocidade

Três 'truques' e mitos sobre radares de velocidade
| País
Porto Canal

Os radares de velocidade e a sua respetiva localização são tema de interesse para milhares de codutores que diariamente "se fazem à estrada" em Portugal. Prova disso é a presença, nas mais utilizadas aplicações de navegação, dos locais onde os mesmos estão instalados, com vários mitos sobre como contornar estes equipamentos a espalharem-se durante anos.

Sendo verdade que a melhor forma de fugir à multa é através do respeito do limite de velocidade estipulado para a via de circulação, existem três mitos populares que podem ser descontruídos.

Mais do que um carro a passar no radar não dá multa

"Circular a uma velocidade superior ao radar mas, ao passar pelo mesmo, fazê-lo ao lado de outra viatura, evita multa". Esta é um mito comum e uma ideia errada já que a nova geração de radares consegue identificar claramente a viatura que está em incumprimento mesmo que se faça acompanhar na imagem por outros veículos. Os equipamentos permitem identificar e definir as velocidades de cada um.

Os radares não funcionam à noite

Os radares de velocidade média fixos, normalmente colocados dentro de um cabine e devidamente assinalados, funcionam a qualquer hora do dia. Mesmo sem luz natural, é possível aos equipamentos mais modernos realizar as medições e controlos devidos.

Colocar um CD 'cega' o radar

Conhecido como um dos truques mais antigos, é tão impreciso quanto os anteriores já que o brilho emitido não será suficiente para que a imagem captada fique inutilizada ou distorça a matrícula da viatura.

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.