Viana do Castelo perde um deputado para Setúbal
Porto Canal
O distrito de Viana do Castelo perdeu a eleição de um deputado para o círculo eleitoral de Setúbal, de acordo com o mapa oficial da Comissão Nacional de Eleições (CNE), com o número de deputados a eleger para a Assembleia da República em 10 de março de 2024, publicado esta terça-feira em Diário da República.
Nas últimas legislativas o círculo eleitoral de Viana do Castelo elegeu seis deputados (três do PS e três do PSD), contudo nas eleições de março vão ser apenas cinco os deputados à Assembleia da República.
Em sentido inverso está o círculo eleitoral de Setúbal, que irá eleger 19 deputados, ou seja, mais um que os 18 eleitos em janeiro de 2022. Nessas legislativas, foram eleitos dez deputados do PS, três do PSD e dois do PCP. Já o Chega, o Bloco de Esquerda e o Iniciativa Liberal elegeram um deputado cada.
Todos os outros círculos eleitorais não sofrem qualquer alteração para a eleição de 230 deputados à Assembleia da República. O círculo eleitoral do Porto continua a eleger 40 deputados, já Lisboa elegerá 48.
No Norte, o círculo eleitoral de Braga vai eleger 19 deputados, Aveiro terá 16, Coimbra elege nove deputados, Viseu vai a votos para escolher oito deputados, Vila Real elegerá cinco e os círculos eleitorais de Bragança e Guarda vão eleger três deputados cada.
Ou seja, contabilizando todos os círculos eleitorais do Norte haverá 108 deputados à Assembleia da República.
De acordo com os dados do mapa oficial da CNE, há 1 591 947 eleitores no círculo eleitoral do Porto, 1 915 377 eleitores no de Lisboa. O terceiro círculo eleitoral em número de eleitores é o da Europa, que contabiliza 937 185, que elegem dois deputados. Nas eleições de 2022 os dois deputados eleitos eram do Partido Socialista.