FC Porto: Nuno Lobo apresenta “Programa FC Porto séc. XXI”
Porto Canal
Candidato em 2020 prepara-se para concorrer às eleições de 2024
“Manter a maioria do clube na SAD”, “atualizar os estatutos para a nova era”, promover a “participação universal e livre de todos os sócios na vida do clube”, “tornar o clube eclético”, “estar presente em todas as associações da cidade”, reforçar a “Marca Porto”, “tornar em 5 anos o FC Porto o maior clube europeu”, “assumir que o Porto e Norte têm de ser tratados de forma diferente pela classe política”, “ser presidente de todos os associados”, promover a “criação de um Smart Stadium” e a “formação/escola de claques organizadas” são, na ótica de Nuno Lobo, “vetores essenciais para o futuro do clube”.
Com estas 12 alíneas como ponto de partida, o empresário portuense anuncia a intenção de concorrer às eleições para a presidência do FC Porto, tal como fez há quatro anos. O programa divulgado nas últimas horas resgata as bases de 2020 e distribui-se por quatro vetores: desportivo, social, económico e territorial.
O documento expõe as 300 medidas que Nuno Lobo pretende implementar no quadriénio 2024-2028. No âmbito desportivo, propõe a “criação de uma Academia do FC Porto”, de um “Centro de Otimização Desportiva para Estágio”, de equipas de futebol feminino, de futsal e de glórias, reforça a necessidade de apostar nas “valências do scouting” através de “protocolos com clubes nacionais/internacionais para captação de jovens talentos” e apela ao “maior envolvimento, nos espaços do clube, das Filiais, dos Núcleos, das Casas e das Delegações”.
No âmbito social, sob o lema “FC Porto líder do seu próprio destino”, Nuno Lobo equaciona implementar um sistema “pay-per-view” no Porto Canal, ambiciona erguer “um Museu no Hotel do edifício dos Aliados”, atingir os 150 mil sócios efetivos em dois anos, os 200 mil em três, os 250 mil em quatro e os 300 mil associados “com quotas pagas” no quinto ano. O “Dia do Emigrante”, o “Dia do Sócio”, o “Dia do Sócio Júnior”, o “Dia do FC Porto” e a “Figura do Sócio Embaixador Anual” são alguns dos conceitos que a candidatura quer ver nascer.
As modalidades são outra das preocupações de Nuno Lobo, que aponta à “Criação de um Centro de Atletismo de Alto Rendimento”, à “análise e avaliação da viabilidade” do regresso do ciclismo e deseja reforçar a aposta no voleibol, no desporto adaptado, no boxe e na natação. Outros desportos, como padel, futebol e andebol femininos, futsal, trails e corridas, pesca e regatas estão no horizonte do candidato que olha para o “hóquei em patins, bilhar, andebol, basquetebol, futebol indoor e futebol de praia, equipa Super League e halterofilismo” como “modalidades a manter, reforçando a sua autonomia funcional”.
No âmbito territorial, o sócio de 53 anos promete avançar com a “análise e avaliação do Plano de Pormenor das Antas e possíveis melhoramentos”, com a “aquisição dos terrenos do Olival a título definitivo”, com um “estudo do projeto urbanístico integrado” nos terrenos do Estádio do Lima, com uma “academia integrada e inclusiva” no Campo da Constituição e com o “alargamento da rede de escolas e academias de futebol, privilegiando a expansão nacional e internacional”.
No âmbito económico, Nuno Lobo pretende “aumentar o peso das receitas que não dependam diretamente do êxito desportivo”, “rentabilizar o Dragão Arena”, “repor os capitais próprios em níveis positivos garantindo que o FC Porto mantenha a posse e o controlo das empresas participadas com relevância para a SAD”, uma “redução gradual do passivo global”, “inventariar todo o património do clube”, estabelecer “tetos salariais para os vencimentos dos administradores da SAD” com “limitação dos prémios a atribuir” e debater “renegociações das dívidas bancárias consolidadas”, entre várias outras propostas que podem ser consultadas através desta ligação.
Nuno Lobo é recandidato à presidência do FC porto. O empresário portuense apresentou o programa eleitoral para o quadriénio 2024/2028. pic.twitter.com/2shJn2mG5U
— Porto Canal (@PortoCanalpt) January 15, 2024