É lançado esta sexta-feira concurso para o primeiro troço da alta velocidade Porto-Lisboa

É lançado esta sexta-feira concurso para o primeiro troço da alta velocidade Porto-Lisboa
Foto: Infraestruturas de Portugal
| País
Porto Canal/Agências

O concurso para a construção do primeiro troço da linha ferroviária de alta velocidade Porto-Lisboa é lançado esta sexta-feira, numa cerimónia que contará com a presença do primeiro-ministro, António Costa.

Na terça-feira, António Costa salientou que a abertura deste concurso público ainda esta semana permitiria a Portugal ter acesso aos 729 milhões de euros que estão reservados em Bruxelas exclusivamente para esta obra.

Esta semana, a Assembleia da República aprovou uma recomendação do PS ao Governo para que lançasse o concurso para o primeiro troço da linha de alta velocidade Porto-Lisboa até final de janeiro, apenas com a abstenção do Chega.

António Costa assinalou o "dia histórico" da aprovação pelos partidos do lançamento da alta velocidade ferroviária e saudou a "maturidade democrática" do processo parlamentar.

Apresentado publicamente, pela primeira vez, em setembro de 2022 na estação de Campanhã, no Porto, pelo primeiro-ministro e pelo então ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, o projeto promete ligar Porto e Lisboa em 01:15 horas.

O projeto está dividido em três fases: troço Porto - Soure (distrito de Coimbra), Soure - Carregado (concelho de Alenquer, distrito de Lisboa) e Carregado - Lisboa.

A primeira fase foi ainda subdividida em dois lotes, o primeiro dos quais correspondendo a Porto - Oiã, no distrito de Aveiro, num traçado de cerca de 70 quilómetros numa linha preparada para os 300 km/hora.

No total, estima-se que o projeto Porto - Lisboa tenha um custo de 4,5 mil milhões de euros.

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.