'Lobbying' não vai afinal ser regulamentado nesta legislatura

'Lobbying' não vai afinal ser regulamentado nesta legislatura
| Política
Porto Canal / Agências

A votação na especialidade dos projetos de lei para regulamentar o ‘lobbying’ foi esta quarta-feira adiada pela Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, pelo que o parlamento não terá tempo para fechar uma lei até à sua dissolução.

O adiamento foi proposto em primeiro lugar pelo deputado Carlos Guimarães Pinto, da IL, mas foi rejeitado, com o voto contra do PS e do Chega. Na sequência da votação, o PSD usou um direito potestativo (obrigatório), adiando a discussão da representação legítima de interesses.

A Assembleia da República vai ser dissolvida pelo Presidente da República na segunda-feira, e o último plenário com votações está agendado para quinta-feira, a derradeira oportunidade para os diplomas serem aprovados em votação final global.

Com este adiamento da votação na especialidade, o parlamento já não tem tempo para aprovar uma lei nesta legislatura.

Os projetos apresentados por PS, PSD, IL e PAN constavam na ordem de trabalhos da reunião desta quarta-feira da 14.ª comissão, depois de a matéria já ter sido adiada na terça-feira por falta de quórum.

Estes diplomas foram aprovados em plenário na generalidade na semana passada, tendo descido à 14.ª comissão para o processo de especialidade.

O PS tinha apresentado esta quarta-feira um texto de substituição, que não chegou a ser apresentado na reunião.

+ notícias: Política

OE2025. Pedro Nuno Santos confirma abstenção do PS e viabiliza documento

Pedro Nuno Santos anunciou, esta quinta-feira, que o PS vai viabilizar o Orçamento do Estado (OE) para 2025 com a sua abstenção,, evitando a possibilidade de eleições antecipadas. O secretário-geral do Partido Socialista sublinhou que vai propor a abstenção na votação do documento à Comissão Política do PS, admitindo que a "política exige escolhas difíceis".

OE2025. PSD defende que “ganha Portugal” com “viabilização total” pelo PS

O líder parlamentar do PSD considerou esta quinta-feira que a proposta do secretário-geral do PS de viabilizar o Orçamento do Estado para 2025, na generalidade e na votação final global, “é responsável” e representa uma vitória para Portugal.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.