FC Porto: Quatro rumo aos quartos. Crónica de jogo

FC Porto: Quatro rumo aos quartos. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

Evanilson fez hat-trick e o FC Porto goleou o Estoril (4-0) nos oitavos de final da Taça de Portugal.

O FC Porto vestiu o fato de gala para garantir a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal. Depois de duas derrotas nos dois primeiros confrontos da temporada, os portistas foram à Amoreira golear o Estoril por 4-0 com uma excelente exibição e um hat-trick de Evanilson. A 17.ª vitória seguida na competição que venceu em 2018, 2022 e 2023 permite a Sérgio Conceição superar o ídolo José Maria Pedroto enquanto técnico com mais triunfos consecutivos na história da prova rainha.

O discípulo do Mestre promoveu quatro alterações ao onze do dérbi - lançou Francisco, Galeno, Nico González e Alan Varela para os lugares de Toni Martínez, André Franco, Eustáquio e Marko Grujic - e essas mudanças surtiram o efeito desejado. Logo aos dez minutos João Mário obrigou Dani Figueira a ceder o quinto canto e Diogo Costa ainda disse “presente” na resposta canarinha, mas o domínio portista ficaria espelhado no marcador bem cedo.

Pepe, qual quarterback, descobriu o companheiro de equipa mais adiantado para Evanilson, à ponta de lança, receber e fuzilar as redes da casa (1-0). Alan Varela podia ter-se estreado a faturar na Europa logo a seguir, porém o guardião estorilista negou-lhe ambas as tentativas e só voltou a sofrer num penálti de Mangala sobre Francisco Conceição que Evanilson se encarregou de transformar no 2-0.

Cinco minutos volvidos, aos 35, Pepê trocou as voltas à defesa da casa, obrigou Figueira a sujar o equipamento e desperdiçou nova oportunidade flagrante - tal como Francisco, que rematou muito torto no um-para-um com Dani Figueira. Feitas as contas, o par de golos com que o intervalo surgiu era curto para o punhado de chances claras de que o FC Porto dispôs.

O descanso não apagou a chama azul. Regressados das cabines com a mesma chama, os Dragões desenharam o 3-0 numa jogada sublime que culminou com a assistência de Wendell para o hat-trick de Evanilson. Fábio Cardoso subiu ao segundo andar no ataque seguinte, Dani Figueira voltou a salvar a honra do Estoril e Sérgio Conceição decidiu que era tempo de lançar dois espanhóis nas posições do MVP e de Nico.

O encontro ganhou contornos de goleada já com Toni Martínez e Iván Jaime em campo, quando Pepê serviu Galeno numa bandeja e o camisola 13 fez tudo bem desde a desmarcação até à finalização (4-0). Até ao triplo apito de Fábio Veríssimo ainda houve tempo para Gonçalo Borges, André Franco e Jorge Sánchez renderem Galeno, Pepê e Wendell, para Diogo Costa demonstrar que é um guarda-redes de classe mundial e para Gonçalo ficar a centímetros do quinto.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Queremos voltar a ganhar para nos reerguermos”

A paragem para compromissos internacionais já lá vai e é hora de voltar a entrar em ação. O FC Porto vai a Moreira de Cónegos (domingo, 17h00, Sport TV) disputar um “encontro com grau de dificuldade elevado” da quarta eliminatória da Taça de Portugal contra um Moreirense que “não perdeu em casa no passado recente” e Vítor Bruno começou por deixar clara a “vontade de voltar a ganhar” e de ter “boas sensações” numa “fase que não é a melhor”.

FC Porto: Contas e Fundação aprovadas por larga maioria

Os dois pontos da Ordem de Trabalhos em votação na Assembleia Geral do FC Porto foram aprovados por larga maioria na reunião magna que juntou 1.178 associados no Dragão Arena este sábado.

António Tavares: “Quem ganhou foram os sócios do FC Porto”

Os associados do FC Porto “estiveram presentes em força e quiseram manifestar a sua preocupação e a sua confiança na liderança do clube” numa “Assembleia muito participada” que se iniciou às 11 da manhã e terminou às 18 horas deste sábado. No rescaldo da reunião magna “muito viva e muito participada” com dois pontos na Ordem de Trabalhos - aprovados por 80,5% e 79,17% dos 1.042 sócios que exerceram o direito de voto -, António Tavares falou de um “resultado extremamente estimulante”.