Frio veio para ficar? Temperaturas vão descer até aos -8ºC

Frio veio para ficar? Temperaturas vão descer até aos -8ºC
| País
Porto Canal

Os primeiros dias do ano estão a ser marcados por uma descida acentuada da temperatura um pouco por todo o país. E esta é uma realidade que não irá mudar a curto prazo, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a prever que as temperaturas só deverão voltar a subir a partir de domingo.

A chuva que marcou o início desta semana será substituída, de acordo com o IPMA, por uma descida da temperatura que poderá chegar aos oito graus negativos, com o Norte e algumas zonas do litoral a serem as mais afetadas, resultado de uma massa de ar frio que vai passar pela Europa.

Com as regiões do interior Norte a serem as mais afetadas pelo frio, é esperada a formação de geada e queda de neve em vários pontos do território até domingo, altura em que as temperaturas começarão a subir com a entrada de massas de ar tropicais.

Segundo uma nota divulgada pelo IPMA, a partir do final da tarde de quarta-feira, "uma massa de ar polar continental, com origem na região da Escandinávia, irá gradualmente invadir o norte da Península Ibérica, e posteriormente o sul, resultando em nova descida da temperatura, em especial da mínima" na quinta-feira.

"Assim, no dia 11 (quinta-feira), esperam-se temperaturas mínimas entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, sendo entre 1 a 5°C no interior Sul e litoral Norte e Centro, e até 8°C no litoral Sul", lê-se no comunicado.

O instituto acrescenta ainda que, a partir de sexta-feira, "prevê-se uma nova descida da temperatura mínima, da ordem de 2 a 4°C, pelo que se poderá atingir valores até -8°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e perto de 0°C em vários locais do litoral, em especial do Norte e Centro".

"Como tal, está prevista a formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, onde terá impacto mais significativo na circulação rodoviária", é realçado.

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.