Um ano depois, recordamos as cheias que assolaram a cidade do Porto
Porto Canal
O calendário marcava o dia 7 de janeiro de 2023. O ano mal tinha começado e já “assombrava” a cidade do Porto. A manhã de um sábado normal ficou marcada por inundações que deixaram um rasto de destruição na zona histórica do Porto. Menos de uma hora de chuva intensa bastou para que várias ruas ficassem alagadas, provocando avultados prejuízos a moradores e comerciantes. Partes da cidade ficaram paralisadas e muitas questões foram feitas quanto à capacidade de resposta da cidade perante tal intempérie.
Permanece ainda na memória da Invicta o rasto de destruição deixado pelo mau tempo sentido no início do ano de 2023. A chuva forte formou vários “rios” que correram da cota alta para a cota baixa da cidade. A rua Mouzinho da Silveira, entre a estação de S. Bento e o Largo de S. Domingos, foi palco de cenas inéditas, com a água a deixar danos no pavimento do espaço público, dada a força exercida.
Nas lojas situadas na Praça Almeida Garrett e início da Rua das Flores, a água entrou e subiu em alguns locais cerca de 20cm. Vídeos de populares, que rapidamente se tornaram virais nas redes sociais, revelaram a impetuosidade da água a arrastar mesas e cadeiras das esplanadas.
As fortes chuvas deixaram ainda outras ligações da cidade cortadas. Na Av. Gustavo Eiffel, o troço entre a ponte D. Maria Pia e a ponte Luiz I teve de ser cortado ao trânsito.
De recordar que, esta sexta-feira, a Câmara do Porto chegou finalmente a acordo com os proprietários para a aquisição amigável do bairro dos Moinhos. Este foi um dos bairros fortemente afetado pelas enxurradas e de onde todas as famílias saíram, à exceção de uma.
Segundo fonte da autarquia, foi possível chegar a acordo com os oito proprietários do bairro para a aquisição amigável das 32 edificações, algumas das quais em ruínas.
O acordo concretiza-se um ano depois das cheias que afetaram a cidade, sobretudo a baixa e a zona das Fontaínhas.
Naquele dia, em menos de duas horas, o concelho do Porto registou 150 pedidos de ajuda. No bairro dos Moinhos cerca de 20 casas ficaram danificadas e quatro famílias tiveram de ser retiradas.
Recorde as imagens da cidade do Porto no dia 7 de janeiro de 2023:
Ver esta publicação no Instagram
