Perto de 200 centros de saúde vão estar abertos ao fim de semana. Confira quais são

Perto de 200 centros de saúde vão estar abertos ao fim de semana. Confira quais são
| País
Porto Canal/Agências

Quarenta e dois centros de saúde estão a funcionar após as 20:00 nos dias úteis e 189 estarão abertos ao fim de semana para dar resposta a doença aguda não emergente, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Saúde.

Em comunicado, a tutela adianta que, numa altura de maior procura de cuidados de saúde, em resultado do aumento de infeções respiratórias e do tempo frio, que "pode descompensar a doença crónica", os utentes devem contactar previamente a linha telefónica SNS24 (808 24 24 24) para "aconselhamento e encaminhamento para a unidade de saúde mais adequada".

O Ministério da Saúde salienta que os centros de saúde "são alternativa" às urgências dos hospitais "para consultas em situações não emergentes".

Os tempos de espera nas urgências dos hospitais aumentaram devido à maior afluência de doentes, sobretudo na quadra festiva do Natal e Ano Novo e motivada em parte pelo aumento de casos de gripe.

Segundo a tutela, os centros de saúde realizaram mais de 50 mil atendimentos nos fins de semana alargados do Natal e Ano Novo. Neste período, que coincidiu com uma greve de enfermeiros, houve centros de saúde que funcionaram com horário mais extenso.

No comunicado, o ministério enfatiza que a opção pelos centros de saúde em situações de doença aguda não emergente, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, "contribui para o melhor atendimento de todos os utentes e para diminuir a pressão nos serviços de urgência" dos hospitais.

A nota acrescenta que a linha SNS24 recebeu 62 mil chamadas na semana de 27 de dezembro a 02 de janeiro, mais 12% face à semana precedente.

Pode consultar a lista aqui.

+ notícias: País

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta terça-feira.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.