Esta madrugada demos as boas-vindas ao inverno enquanto descansámos durante a noite mais longa do ano
Porto Canal
O frio dos últimos dias sugere que já estamos no inverno. Mas na verdade, as boas-vindas à estação só aconteceram na madrugada deste sexta-feira. A chegada do solstício de inverno é também quando chegamos ao dia mais curto do ano. E da noite mais longa.
Pelas 3.27 horas da madrugada desta sexta-feira, Portugal e todo o hemisfério norte entram oficialmente no inverno. Esta sexta-feira é o dia mais curto do ano e, consequentemente, o que tem a noite mais longa.
Se até aqui a tendência era de os dias “mingarem”, a partir desta sexta-feira, a duração dos dias começa a crescer. Dá-se início ao caminho até às estações mais quentes, como a primavera e o verão.
De forma simples, o fenómeno anual do solstício de inverno é o momento em que um dos hemisférios da Terra atinge a sua inclinação máxima para longe do Sol. Dessa forma, a quantidade de luz do dia que recebemos é a menor de todo o ano.
É importante sublinhar que os solstícios só acontecem porque o eixo da Terra está inclinado. Se não fosse o caso, não teríamos nem solstícios ou estações.
O próximo fenómeno a acontecer é o equinócio de março, que dá entrada à primavera. Até lá, aproveite, porque as noites irão ficar mais pequenas.