O que fazer (e não fazer) para retirar o gelo do pára-brisas
Porto Canal
A descida da temperatura não se limita a expor os portugueses ao frio, introduz novos contratempos nas suas rotinas que se repetem ano após ano. No dia em que a zona norte regista temperaturas mínimas perto dos 0 ºC, milhares de condutores deparam-se com o mesmo problema: formação de gelo no pára-brisas.
A garantia de uma condução segura começa ainda antes do início da marcha, sendo para isso vital assegurar a correta remoção de gelo do pára-brisas que pode acumular-se durante a noite. Se o veículo ficar desprotegido ao ar livre a probabilidade da ocorrência deste fenómeno aumenta consideravelmente, sendo o pára-brisas uma das componentes mais planas do automóvel e, como tal, onde a acumulação de gelo é mais propícia.
Algumas práticas podem no entanto ser aplicadas para ajudar a retirar, de forma rápida e fácil, a geada acumulada durante a madrugada, prevenindo atrasos e uma possível circulação que comprometa a segurança.
O ACP (Automóvel Clube de Portugal) estabelece quatro práticas a adoptar e quatro práticas a evitar.
O que não deve ser feito:
1. Não verter água quente sobre o gelo, prática que pode levar ao estalar ou quebrar do vidro devido à mudança brusca de temperatura;
2. Não acionar os limpa pára-brisas, já que esta ação espalha desnecessariamente o gelo pelo vidro, não garante a sua remoção, e pode mesmo danificar as escovas;
3. Não utilizar a água do limpa-vidros, uma vez que a mesma deverá estar a uma temperatura bastante baixa ou, em caso de temperaturas exteriores negativas, congelada;
4. Não usar sal, porque apesar do composto diminuir a temperatura de fusão do gelo, permitindo que derreta com maior facilidade, a sua aplicação pode provocar riscos graves no pára-brisas.
O que deve ser feito:
1. Raspar o gelo, a solução mais segura e rápida para deslocar as camadas de gelo, sendo aconselhável o uso de um raspador próprio para o efeito;
2. Utilização de álcool gel, um auxílio para dissolver o gelo de forma mais célere, ou em alternativa líquidos próprios anticongelantes;
3. Recurso ao sistema de aquecimento, a escolha mais frequente por parte dos condutores porque desembacia e retira progressivamente o gelo dos vidros. O ar deve ser acionado diretamente, selecionando a opção “desembaciar vidros” do veículo;
4. Proteger o pára-brisas à noite, com uma capa de revestimento impermeável, caso o carro fique no exterior.