Vitória do FC Porto coloca Benfica no mundial de clubes

Vitória do FC Porto coloca Benfica no mundial de clubes
| Desporto
Porto Canal

Após a vitória sobre o Shakhtar Donetsk no Estádio do Dragão por 5-3, o FC Porto deu boleia ao Benfica para o novo formato de mundial de clubes.

Ao vencer a formação ucraniana na Liga dos Campeões, tornando-se a única equipa portuguesa nos oitavos de final da competição, os Dragões fizeram com que o Benfica também fosse capaz de assegurar um lugar na competição de 2025, que se vai jogar nos Estados Unidos da América.

O novo formato vai fazer com que passem a estar na competição 32 equipas (atualmente são sete). 13 dessas equipas já terão presença garantida, devido ao número de troféus conquistados nos últimos quatro anos, cindo terão acesso direto e 14 das equipas vão ser escolhidas por critérios e ranking.

Atualmente o FC Porto segue em quarto lugar do ranking com 69 mil pontos, tendo somado já 17 mil nesta temporada.

O afastamento do Shakhtar, que apesar de ter somado 14 mil pontos nesta época soma um total de 45 mil, faz com que fique pelo caminho também nas contas do apuramento do mundial de clubes, para dar lugar ao Benfica que soma 53 mil pontos, nove mil deles na presente temporada.

 

Com entrada direta estão o Chelsea, o Real Madrid, o Manchester City e também a equipa vencedora da Liga dos Campeões desta temporada.

A presença no mundial de clubes, que se vai realizar de quatro em quatro anos, vai garantir um encaixe financeiro de 50 milhões de euros pela participação, de acordo com informações prévias avançadas pela imprensa.

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Este tipo de jogos vale campeonatos”

Num “momento muito importante do campeonato”, o FC Porto regressa a Moreira de Cónegos (sábado, 20h30, Sport TV 1) para defrontar um adversário “idêntico” ao que já encontrou na Taça da Liga e na Taça de Portugal na 15.ª jornada, mas ciente de que “não há réplicas”. Acima de tudo, Vítor Bruno quer ver em campo jogadores “atentos” a uma equipa “muito bem montada e organizada com identidade muito própria” porque tem muita vontade de “ganhar” e subir à liderança do campeonato.

Bernardo Sousa: “Vamos entrar com tudo”

Após a breve contenda em Avanca, o FC Porto volta este sábado a Aveiro para iniciar o percurso na Taça de Portugal (18h00). Nos 16-avos de final, o Alavarium - sexto classificado da segunda fase da segunda divisão – é o adversário a bater e Bernardo Sousa, que se irá estrear na prova, espera “um jogo competitivo” em que os Dragões vão “entrar com tudo” e focados “em passar à fase seguinte”.

Luís Silva: “Acabar o ano em grande é acabar com uma vitória”

Depois do triunfo por 89-75 no Dragão Arena, no arranque do Grupo B da Taça Hugo dos Santos, o FC Porto volta a defrontar o Queluz (sábado, 20h30), desta vez em partida a contar para a 9.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. O jovem extremo Luís Silva acredita que “vai ser um jogo diferente”, mas os Dragões estão “preparados” para lutar “pela vitória” no derradeiro compromisso de 2024. O FC Porto é 2.º classificado, com 15 pontos, menos um do que o líder Benfica, enquanto o Queluz segue na 10.ª posição, com 10.