Sérgio Conceição: “Agora é continuar a nossa luta”

Sérgio Conceição: “Agora é continuar a nossa luta”
| Desporto
Porto Canal

Sérgio Conceição elogiou o desempenho dos Dragões frente ao Shakhtar Donetsk (5-3).

 

 

O FC Porto está nos oitavos de final da Liga dos Campeões depois de bater nesta quarta-feira o Shakhtar Donetsk (5-3), no Estádio do Dragão, na 6.ª e última jornada do Grupo H. Após um encontro em que “os golos sofridos são caricatos”, Sérgio Conceição viu o coletivo portista a trabalhar bem nos dois lados do campo e relembrou que o azuis e brancos fecharam esta fase de grupos com “o quinto melhor ataque da Liga dos Campeões”. “Agora vamos ver o sorteio, mas é sempre preciso sorte nestes momentos”, acrescentou o treinador mais titulado da história do clube.

Golos caricatos
“Os golos sofridos são caricatos. O primeiro, se fosse uma ação ofensiva do lado contrário, o árbitro assistente não levantava a bandeirola e os jogadores não paravam. Além disso, poderá haver falta sobre o Pepe e sobre o Jorge Sánchez. Depois há um golo que nasce de um erro individual, mas vem de algo que peço, por isso assumo a responsabilidade. Ainda assim, no processo defensivo, estou muito satisfeito com alguns momentos, sobretudo na pressão que fizemos. Sabíamos da qualidade do Shakhtar Donetsk na construção e, se não fôssemos competentes, eles iam conseguir atacar rápido a nossa baliza. É sempre mais difícil pressionar alto como nós pressionamos.”

Um treinador orgulhoso
“Houve muitas coisas positivas e os jogadores estão de parabéns, até porque acabámos esta fase de grupos com o quinto melhor ataque da Liga dos Campeões. Há coisas a melhorar e aspetos em que temos de evoluir, mas estamos aqui para isso e para preparar os jogos da melhor forma, dando continuidade a esta evolução individual e coletiva.”

Cinco passagens aos “oitavos” em sete épocas
“Vivo o meu dia a dia de forma muito intensa e tenho os meus objetivos momentâneos, como fazer um bom treino amanhã. Nunca penso muito a médio e longo prazo. Sempre fui assim e as coisas acontecem com o trabalho, com a ambição e com a dedicação. É assim que funciono e estou muito feliz por ter conseguido cinco passagens aos oitavos de final da Liga dos Campeões desde que sou treinador do FC Porto. Agora vamos ver o sorteio, mas é sempre preciso sorte nestes momentos. Agora é descansar, dissecar ao máximo este jogo e começar a preparar o jogo com o Sporting.”

O sorteio dos oitavos de final
“Existe uma diferença cada vez maior entre os tubarões da Europa e as equipas de países menos poderosos financeiramente. Esta passagem aos oitavos de final é muito importante para nós, até a nível financeiro. Vamos olhar para o sorteio com tranquilidade, mas o objetivo era estarmos nos oitavos de final. Existem equipas fortes, muito fortes, mas para já não olhamos para ninguém.”

+ notícias: Desporto

Vítor Bruno: “Este tipo de jogos vale campeonatos”

Num “momento muito importante do campeonato”, o FC Porto regressa a Moreira de Cónegos (sábado, 20h30, Sport TV 1) para defrontar um adversário “idêntico” ao que já encontrou na Taça da Liga e na Taça de Portugal na 15.ª jornada, mas ciente de que “não há réplicas”. Acima de tudo, Vítor Bruno quer ver em campo jogadores “atentos” a uma equipa “muito bem montada e organizada com identidade muito própria” porque tem muita vontade de “ganhar” e subir à liderança do campeonato.

Bernardo Sousa: “Vamos entrar com tudo”

Após a breve contenda em Avanca, o FC Porto volta este sábado a Aveiro para iniciar o percurso na Taça de Portugal (18h00). Nos 16-avos de final, o Alavarium - sexto classificado da segunda fase da segunda divisão – é o adversário a bater e Bernardo Sousa, que se irá estrear na prova, espera “um jogo competitivo” em que os Dragões vão “entrar com tudo” e focados “em passar à fase seguinte”.

Luís Silva: “Acabar o ano em grande é acabar com uma vitória”

Depois do triunfo por 89-75 no Dragão Arena, no arranque do Grupo B da Taça Hugo dos Santos, o FC Porto volta a defrontar o Queluz (sábado, 20h30), desta vez em partida a contar para a 9.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. O jovem extremo Luís Silva acredita que “vai ser um jogo diferente”, mas os Dragões estão “preparados” para lutar “pela vitória” no derradeiro compromisso de 2024. O FC Porto é 2.º classificado, com 15 pontos, menos um do que o líder Benfica, enquanto o Queluz segue na 10.ª posição, com 10.