INEM vai adquirir 312 viaturas de emergência médica pré-hospitalar até 2026

INEM vai adquirir 312 viaturas de emergência médica pré-hospitalar até 2026
| País
Porto Canal/Agências

O INEM vai adquirir, até 2026, 312 viaturas de emergência médica pré-hospitalar, para garantir a qualidade da assistência e a progressiva renovação dos veículos, segundo um despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República.

“A frota do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica] apresenta desgaste significativo, relacionado com a sua permanente utilização em condições bastante exigentes, bem como com o tempo de vida de muitos veículos”, refere a resolução do Conselho de Ministros.

O diploma adianta que esta situação “causa constrangimentos operacionais e aumento da despesa pública, visto que muitas das viaturas necessitam de reparação e manutenção frequentes e avultadas”.

Por essa razão, o INEM pretende adquirir um conjunto de veículos de emergência médica pré-hospitalar, fundamentais para garantir a qualidade da assistência médica em emergência, o funcionamento eficaz do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e a progressiva renovação dos veículos.

Segundo o diploma, o INEM vai adquirir ambulâncias, motociclos, veículos ligeiros de emergência médica, a combustão, elétricos e híbridos, veículos todo-o-terreno e viaturas de transporte de pessoas de nove lugares.

“Face ao valor estimado da despesa a realizar, e uma vez que o contrato a celebrar dará lugar a encargos orçamentais em ano económico diferente do ano da sua realização e da abertura do respetivo procedimento, é necessário obter a prévia autorização para realização da despesa e assunção de encargos plurianuais através de resolução do Conselho de Ministros”, salienta.

De acordo com o despacho, o INEM está autorizado a realizar a despesa com a aquisição dos veículos, durante o período de 2023 a 2026, mediante procedimentos pré-contratuais a realizar pela Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, no valor total de 19.110.889,19 euros acrescido do imposto sobre valor acrescentado (IVA) à taxa legal em vigor.

Os encargos orçamentais não podem exceder os 6.784.814,45 euros em 2024, os 6.170.859,81 euros em 2025 e os 6.155.214,92 euros em 2026.

O INEM tem como atribuições a coordenação de todas as atividades de saúde em ambiente pré-hospitalar, a triagem de vítimas e doentes e a realização de evacuações primárias e secundárias, com referenciação e transporte para as unidades de saúde adequadas.

Para o efeito, dispõe de uma frota global de veículos de emergência médica distribuídos por todo o território continental.

+ notícias: País

Cinco reclusos fogem da prisão de Vale de Judeus. Autoridades em alerta

Cinco reclusos fugiram, este sábado, do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Lisboa. 

Acionada cooperação policial internacional para captura de reclusos em fuga

O Sistema de Segurança Interna (SSI) indicou este sábado que foi "agilizada a cooperação policial internacional" para a captura dos cinco reclusos que fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no distrito de Lisboa.

Último transporte de helicópteros cedidos por Portugal segue para Kiev

O último transporte dos seis helicópteros Kamov doados por Portugal à Ucrânia seguiu sexta-feira para Kiev, “após um longo período de incerteza e de negociações”, anunciou hoje o Ministério da Defesa Nacional (MDN).