Antigo hotel em Mirandela vai ser convertido em residência universitária

Antigo hotel em Mirandela vai ser convertido em residência universitária
| Norte
Porto Canal / Agências

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) comprou um hotel desativado no centro da cidade de Mirandela para o converter em residência universitária com 62 camas.

Segundo o presidente do IPB, Orlando Rodrigues, o negócio foi fechado por 1,15 milhões de euros e a escritura de compra e venda já foi assinada.

Orlando Rodrigues estimou que “será certamente mais de um milhão [de euros] também de obra”, que permitirá criar 62 camas.

O hotel Mira-Tua está encerrado desde 2013, num lugar central do coração da cidade de Mirandela, no distrito de Bragança.

“Um dos objetivos é trazer os nossos alunos para o centro e provocar uma maior interação entre os estudantes e a cidade”, afirmou.

Para Mirandela está prevista ainda a construção de outra residência universitária, situada no campus do IPB, que vai ter 120 camas, acrescentou Orlando Rodrigues.

O polo de Mirandela do IPB, a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, tem cerca de dois mil alunos e ainda não tinha nenhuma residência universitária.

Estão previstas mais duas novas construções, designadamente em Bragança e em Chaves, distrito de Vila Real. No total, o politécnico, que tem perto de 10 mil alunos, vai aumentar a capacidade de alojamento de 350 para 850 camas. Orlando Rodrigues adiantou que as obras seguem para concurso público, estando a conclusão prevista para 2025.

Estas novas quatro novas residências de estudantes, orçadas em mais de 16 milhões de euros, vão ser construídas ao abrigo do Programa Nacional de Alojamento Estudantil, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

+ notícias: Norte

PJ detém homem de 40 anos suspeito de atear fogos em Braga e Barcelos

Um homem de 40 anos foi detido suspeito de dois crimes de incêndio florestal nos concelhos de Braga e Barcelos, que consumiram em setembro vários hectares de floresta, adiantou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.