Câmara de Aveiro lança concurso para reabilitar Mercado de Santiago

Câmara de Aveiro lança concurso para reabilitar Mercado de Santiago
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Aveiro (PSD/CDS) aprovou na reunião de hoje o lançamento de um novo concurso para a empreitada de reabilitação do Mercado de Santiago, num investimento de 2,4 milhões de euros.

Esta é a segunda tentativa para encontrar empreiteiro, uma vez que o primeiro concurso público lançado em março passado, com o preço base de 1,9 milhões de euros, ficou sem propostas.

O novo concurso, que representa um investimento da Câmara de 2.432.700 euros, tem um prazo previsto de um ano.

“Nesta intervenção será executada uma reabilitação profunda e modernização de todo o edifício, criando novas lojas no rés-do-chão, melhorando as relações com os espaços interiores e exteriores, qualificação profunda do parque de estacionamento, garantindo a sua funcionalidade, conforto, segurança e atratividade”, refere uma nota camarária.

A intervenção prevê ainda a reorganização do espaço físico no primeiro piso, com possibilidade de autonomização do acesso ao espaço para uso em sistema autónomo fora do horário de funcionamento do Mercado.

Ainda segundo a autarquia, está neste momento em fase de elaboração o projeto de reabilitação do Mercado Manuel Firmino.

Na mesma reunião, o executivo municipal tomou conhecimento da assinatura do auto de cedência de utilização da parcela de terreno onde se encontra implantado o Parque de Campismo de São Jacinto.

Este acordo, firmado entre a Estamo (que sucedeu recentemente à DGTF / Direção Geral do Tesouro e Finanças na gestão do património do Estado) e a Câmara, consubstancia a entrega formal ao município, do Parque de Campismo, pelo período de 50 anos.

O contrato estabelece uma contrapartida financeira a pagar pela Câmara à Estamo no valor anual de 9.491 euros, durante o período de 50 anos.

“Este processo está terminado. A partir de 04 de dezembro, a Câmara de Aveiro é titular e gestora de plena condição do terreno do parque de campismo”, disse o presidente da Câmara, Ribau Esteves.

O autarca espera nos próximos dias concluir uma segunda “burocracia” que está a ser tratada com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro para que a Câmara possa lançar o concurso público para a reabilitação do parque de campismo.

+ notícias: Norte

Popular atira objetos e faz gestos obscenos para arruada do PS em Guimarães

A uma semana das eleições legislativas antecipadas, o líder do PS encontra-se em campanha no Norte do país, arrancando o dia em Vila do Conde, com uma arruada em Caxinas, seguida de mais duas ações de rua, em Guimarães e em Vizela, e, ao final do dia, dois comícios, o primeiro será em Braga e o último, em Viana do Castelo.

Portugal regressa ao espaço. Satélite construído em Matosinhos é lançado esta segunda-feira

O "Aeros", um nanossatélite de 4,5 quilos, seguirá a bordo de um foguetão Falcon 9, que descolará da base da empresa SpaceX de Vandenberg às 21:18 (hora de Lisboa), de acordo com a Thales Edisoft Portugal, líder do consórcio nacional que projetou, construiu e operará o engenho, e que agrega várias empresas e instituições académicas.

Norte com o maior número de ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou 33 ocorrências durante a noite passada devido ao mau tempo, sobretudo na região Norte e relacionadas com limpezas de via, sem registo de feridos.