Braga. Antiga escola primária reconvertida em centro de emergência social

Braga. Antiga escola primária reconvertida em centro de emergência social
| Norte
Porto Canal

As instalações da antiga escola primária de Nogueira da Silva irão receber o Centro de Acolhimento de Emergência Social da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). O edifício foi cedido pela autarquia à organização humanitária e dará resposta a 25 pessoas, nomeadamente vítimas de violência doméstica.

Desde a sua criação, em junho do ano passado, a instituição opera na Casa de Saúde do Bom Jesus, em Nogueiró, numa parceria com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, dando alojamento a 25 pessoas.

A infraestrutura é vista como ideal para receber esta valência, dada a “necessidade de criar melhores condições” para estas pessoas, e tendo, igualmente, em conta a “localização estratégica” da escola Nogueira da Silva, que se localiza mesmo em frente ao atual centro de alojamento temporário destinado a pessoas em situação de sem-abrigo, segundo relata Armando Osório ao Jornal de Notícias (JN).

A Cruz Vermelha de Braga, além das 25 pessoas do centro de acolhimento e emergência social, é responsável pela dinamização de várias respostas de apoio à habitação, que contam atualmente com mais de uma centena de beneficiários. Cerca de 45 pessoas encontram-se no centro de acolhimento temporário, 15 em apartamentos partilhados, cinco em apartamentos de autonomização e cinco na modalidade de “housing first”, no qual são alojadas pessoas de forma individual e permanente.

+ notícias: Norte

Portão de armazém do Pingo Doce cai em cima de trabalhador de Barcelos hospitalizado em estado grave

Um homem foi hospitalizado em estado grave na noite desta terça-feira após ter sido atingido por um portão do armazém do Pingo Doce de Barcelos, adiantou fonte dos bombeiros locais. Além deste ferido, também uma mulher sofreu ferimentos ligeiros.

Saiba quais foram os restaurantes do Norte que receberam estrela Michelin

O restaurante Antiqvvum no Porto foi a 'estrela da noite' com a atribuição da segunda estrela do guia Michelin, mas não foi o único a ser premiado esta terça-feira na região Norte. Quatro estabelecimentos do Porto mantiveram níveis de excelência.

Projeto "Ligue antes, salve Vidas" alargado à ULS de Gaia/Espinho e Entre Douro e Vouga

O projeto piloto "Ligue antes, salve Vidas" vai ser alargado à Unidade Local de Saúde de Gaia/Espinho e à Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, indica uma portaria publicada em Diário da República esta terça-feira.