Incêndios: Reforçados meios aéreos no ataque a fogo em Talhadas

| Norte
Porto Canal / Agências

Águeda, 05 jul (Lusa) - Quatro aviões e dois helicópteros foram deslocados para a área das Talhadas, Sever do Vouga, para "fazer o arrefecimento" do incêndio que lavra desde madrugada e provocou o encerramento da A25.

De acordo com o ponto de situação feito à Lusa pelo comandante distrital de proteção civil de Aveiro, pelas 17:30, no posto de comando instalado em À-dos-Ferreiros, confirmou-se a rotação do vento, que passou a soprar de Noroeste, o que veio criar novos problemas, apesar do reforço de meios previamente feito junto da autoestrada A25.

"Uma das reativações passou a A25 e tornou-se numa frente. Não é um grande incêndio, terá cerca de 200 metros de largura, mas é uma preocupação a mais e a autoestrada teve de ser encerrada por volta das 16:00.", disse à Lusa José Bismark.

Segundo o comandante, a interrupção da A25 "não deverá ser muito demorada, porque não foi o incêndio que passou a barreira física da autoestrada, mas apenas uma projeção do fogo" e estão a ser concentrados ainda mais meios no cordão da A25.

Entretanto, foi decidido reforçar o dispositivo com a intervenção de meios aéreos, quatro aviões e dois helicópteros, para "fazer o arrefecimento da zona" e juntaram-se ao combate às chamas o grupo de reforço proveniente de Leiria, que esteve a atacar um outro incêndio em Pessegueiro do Vouga, e um grupo de reforço do distrito de Aveiro.

"Há ainda dois grupos de reforço nacionais em trânsito para a zona. Neste momento não há povoações em risco", disse José Bsimark.

Segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil na internet, este incêndio que deflagrou cerca das 01:30, está a ser combatido por 357 homens, apoiados por 112 veículos.

MSO // JLG

Lusa / Fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.