FC Porto (Andebol): Limitações e Thulin acentuaram a diferença
Porto Canal
Jogar em casa do campeão dinamarquês nunca seria uma tarefa fácil, mas fazê-lo sem pedras basilares como Nikola Mitrevski, Fábio Magalhães, Daymaro Salina ou Diogo Branquinho – descontando já as lesões de longa duração de Victor Iturriza e de Vasco Costa – revelou-se uma montanha dificílima de escalar. O FC Porto perdeu frente ao GOG por 35-27 na 9.ª jornada da Liga dos Campeões e manteve-se no sexto lugar do grupo B com seis pontos. Ignacio Plaza foi o melhor marcador portista na partida.
Os dez minutos iniciais ditaram muito do que foi a primeira parte. A entrada portista ficou abaixo do desejado e os da casa já venciam por 9-2 quando Carlos Resende pediu o primeiro desconto de tempo da partida. À parte de todo o contexto já conhecido, havia um fator a pesar muito no resultado: Tobias Thulin, guarda-redes do GOG, vinha somando seis defesas em oito remates (75%) e acabou a primeira meia-hora com 12 (50%). 20-12 era o que marcava no placar quando as equipas regressaram aos balneários.
Os Dragões entraram com grande ímpeto na etapa complementar, conseguiram encontrar Ignacio Plaza junto aos seis metros – que rapidamente se tornou o melhor marcador dos portistas no jogo – e Diogo Rêma ajudou ao defender vários remates dos nórdicos, o que fez com que a diferença ficasse reduzida por duas vezes para apenas quatro golos dentro da dezena inicial de minutos (22-18).
Os dinamarqueses responderam e, aproveitando de seguida um momento de menor fulgor dos da Invicta, voltaram a dilatar a vantagem (28-20) e levaram Carlos Resende a parar o encontro (13m). “Entrámos muito bem na segunda parte, mas agora temos de andar um bocadinho mais rápido”, disse o treinador aos seus atletas. A finalização não ajudou à causa dos azuis e brancos, que ainda assim acabaram por empatar a segunda parte (15-15), mas saíram derrotados da Dinamarca (35-27).
Segue-se uma receção ao Gaia (sábado, 21h00, Porto Canal/FC Porto TV), referente à 14.ª jornada do Andebol 1.
FICHA DE JOGO
GOG-FC PORTO, 35-27
Liga dos Campeões, Grupo B, 9.ª jornada
29 de novembro de 2023
Jyske Bank Arena, em Odense (Dinamarca)
Árbitros: Vaclav Horacek e Jiri Novotny
GOG: Matthias Rex e Tobias Thulin (g.r.); Nicolai Pedersen, Henrik Jacobsen (2), Frederik Pedersen, Emil Madsen (7), Lauritz Legér (1), Oskar Rasmussen (6), Kasper Kildelund (2), Anders Zachariassen (2), Joachim Lyng (3), Aaron Mensing (8), Morten Olsen (2), Linus Persson, Alexander Blonz (1) e Frederik Clausen (1)
Treinador: Thomas Nyegaard
FC PORTO: Francisco Fontes e Diogo Rêma (g.r.); Pedro Valdés (5), André Sousa, Jakob Mikkelsen, Diogo Oliveira (1), Rui Silva (1), Ignacio Plaza (6), Mamadou Diocou (2), Leonel Fernandes (1), Antonio Martínez (2), António Areia (4), Nikolaj Læsø (1), Jesús Hurtado (2) e Pedro Oliveira (2)
Treinador: Carlos Resende
Ao intervalo: 20-12
